A diáspora sob as marcas do Novo Romance Histórico
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v4n1.p15Palavras-chave:
Novo Romance Histórico, Os rios turvos, DiásporaResumo
A partir de meados do século XX a produção ficcional de escritoras ibero-americanas alcança um considerável reconhecimento, com base no número de publicações de suas obras que se amplia de forma ascendente. No Brasil, Luzilá Gonçalves Ferreira desponta como uma das escritoras de relevância do cenário contemporâneo. Em sua obra Os rios turvos (1993), podemos considerar os elementos estruturais de um romance que retrata a complexidade de um protagonista em constante movimento. Nesse sentido, nosso trabalho busca analisar de que maneira a intertextualidade e as demais características do Novo Romance Histórico confluem para a representação da diáspora, que marca o longo percurso travado por Bento Teixeira na narrativa de Ferreira.
[Recebido: 22 fev. 2016 – Aceito: 8 mar. 2016]
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz. (Org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.
CUNHA, Gloria. La narrativa histórica de escritoras latino-americanas. Buenos Aires: Corregidor, 2004.
ESTEVES, A. R.; MILTON, H. C. O novo romance histórico hispano-americano. In: MILTON, H. C.; SPERA, J. M. S. (Org.). Estudos de literatura e lingüística. Assis: FCL-UNESP, 2001.
FERREIRA, Luzilá Gonçalves. Os Rios Turvos. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina, 1979-1992. México: FCE, 1993.
MIGNOLO, Valter. Lógica das diferenças e política das semelhanças da literatura que parece história ou Antropologia e vice-versa. In: CHAPPINI, Ligia; AGUIAR, Fabio. Literatura e história na América Latina. São Paulo: UNESP, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.