Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do rio de janeiro

  • Giselle Maria Sarti Leal Muniz Alves Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a análise da proposta curricular de língua portuguesa para o primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro — o Currículo Mínimo (2012). O objetivo desta análise é observar em que medida as competências, habilidades e gêneros discursivos propostos para estudo propiciam o trabalho com os multiletramentos. A partir de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, buscam-se encaminhamentos nesse documento que convirjam para um processo de ensinoaprendizagem de língua materna que contemple a diversidade cultural — o multiculturalismo —, e semiótica — a multimodalidade. Parte-se do pressuposto que a escola deve ser um espaço de negociação de sentidos e de diferenças, abandonando-se a concepção monolítica e hierarquizante das manifestações linguísticas legítimas.

Palavra-Chave: Gêneros discursivos. Multiculturalismo. Multiletramentos. Multimodalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-02-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 111
  • PDF downloads: 677