Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do Rio de Janeiro

Autores

  • Giselle Maria Sarti Leal Muniz Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p281

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Multiculturalismo, Multiletramentos, Multimodalidade

Resumo

Este artigo apresenta a análise da proposta curricular de língua portuguesa para o primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro – o Currículo Mínimo (2012). O objetivo desta análise é observar em que medida as competências, habilidades e gêneros discursivos propostos para estudo propiciam o trabalho com os multiletramentos. A partir de uma perspectiva socio-interacionista da linguagem, buscam-se encaminhamentos nesse documento que convirjam para um processo de ensinoa-prendizagem de língua materna que contemple a diversidade cultural – o multiculturalismo –, e semiótica – a multimodalidade. Parte-se do pressuposto que a escola deve ser um espaço de negociação de sentidos e de diferenças, abandonando-se a concepção monolítica e hierarquizante das manifestações linguísticas legítimas.

[Recebido: 15 set. 2015 – Aceito: 10 nov. 2015]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Maria Sarti Leal Muniz Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Atualmente, atua como Professora Articuladora na rede estadual do Rio de Janeiro. Atua também como docente de língua portuguesa na rede municipal de Duque de Caxias. Possui Pós-graduação em Língua Portuguesa, pela Unigranrio e pelo Liceu Literário Português, e Mestrado em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursa doutorado na mesma instituição.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Estadual de Educação. Reorientação Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e Ensino Fundamental 2º segmento: versão definitiva. Livro I. Linguagens e Códigos. Rio de Janeiro: 2006a.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEB, 2002.

COPE, B.; KALANTZIS, M (Org.). Multiliteracies – literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 1999.

DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEM, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

KOCH, I.G.V. A Interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.

KOCH, I.G.V.; ELIAS, Vanda M. S. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MACHADO, I. Gêneros discursivos. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo Mínimo: língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

ALVES, G. M. S. L. M. Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do Rio de Janeiro. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 281–310, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p281. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3319. Acesso em: 29 mar. 2024.