Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p281Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Multiculturalismo, Multiletramentos, MultimodalidadeResumo
Este artigo apresenta a análise da proposta curricular de língua portuguesa para o primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro – o Currículo Mínimo (2012). O objetivo desta análise é observar em que medida as competências, habilidades e gêneros discursivos propostos para estudo propiciam o trabalho com os multiletramentos. A partir de uma perspectiva socio-interacionista da linguagem, buscam-se encaminhamentos nesse documento que convirjam para um processo de ensinoa-prendizagem de língua materna que contemple a diversidade cultural – o multiculturalismo –, e semiótica – a multimodalidade. Parte-se do pressuposto que a escola deve ser um espaço de negociação de sentidos e de diferenças, abandonando-se a concepção monolítica e hierarquizante das manifestações linguísticas legítimas.
[Recebido: 15 set. 2015 – Aceito: 10 nov. 2015]
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Estadual de Educação. Reorientação Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e Ensino Fundamental 2º segmento: versão definitiva. Livro I. Linguagens e Códigos. Rio de Janeiro: 2006a.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEB, 2002.
COPE, B.; KALANTZIS, M (Org.). Multiliteracies – literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 1999.
DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEM, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KOCH, I.G.V. A Interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.
KOCH, I.G.V.; ELIAS, Vanda M. S. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MACHADO, I. Gêneros discursivos. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo Mínimo: língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.