Letramentos sociais e a importância das influências

Autores

  • Isabela Vieira Barbosa Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p211

Palavras-chave:

Artefatos Culturais, Influências, Letramento

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um histórico pessoal de letramento, usando como conceito de letramento o conjunto de práticas sociais que “envolvem o texto escrito” (DIONÍSIO, 2007, p. 210). Desta forma tentaremos explorar como essas práticas sociais se sucederam com uma senhora de 64 anos, durante seu período escolar e acadêmico, não se restringindo apenas ao âmbito escolar e acadêmico, mas incluindo as diversas agencias de letramento que atuaram sobre nossa entrevistada durante esse período, e quais foram as principais influências e contribuições que ocorreram para o desenvolvimento dos seus letramentos.

[Recebido: 30 set. 2015 – Aceito: 25 out. 2015]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área de Letras – Inglês e em Educação Infantil. Atualmente é aluna de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB, na Linha de Pesquisa Linguagem em Educação.

Referências

DIONÍSIO, Ma. L. Literacias em contexto de intervenção pedagógica. Um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia. Educação – Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, v. 32, n. 1, 2007.

FISCHER, Adriana; PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Letramento acadêmico e a construção de sentido nas leituras de um gênero. Perspectiva, [s.l.], v. 28, n. 2, p. 569-599, 14 jul. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

FREIRE, P. Ação Cultural para a Libertação. Paz e Terra, Rio de janeiro. 1976.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: D. Barton, M. Hamilton e R. Ivanic (Org.). Situated literacies: reading and writing in context. Londres: Routledge, p. 16-34

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 3. reimpr. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 15-61.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: Ministério da Educação, 2005.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1996.

LIMA, Alberto José Ferreira de. Letramento digital e letramento informacional na literatura nacional e internacional em língua inglesa. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), 2012.

MASCIA, Márcia Aparecida Amador. O discurso de letramento e as relações de poder: Por uma abordagem menos ilusória. Travessias, Cascavel (PR), v. 7, p. 138-153, 2013. Quadrimestral.

MOURA, F. C. Letramento na Educação Infantil. 2004. 41 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação Infantil e Desenvolvimento, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SILVA, E. M. da. A influência do histórico de letramento dos sujeitos em suas práticas de leitura e escrita. Veredas Favip: Revista eletrônica de Ciências, Ipojuca, v. 2, n. 12, p. 51-59, 2009. Janeiro-Dezembro.

SOARES, M. B. Alfabetização e letramento têm o mesmo significado? Pátio: Revista pedagógica. Porto Alegre, n.34, maio/jul. 2005. p. 40-49.

SOARES, M; MACIEL, F. (Org.). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. n. 8, p. 465-488, 2007.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

BARBOSA, I. V. Letramentos sociais e a importância das influências. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 211–224, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p211. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3315. Acesso em: 19 nov. 2024.