Alfabetização e letramento

Um estudo em contraponto

Autores

  • Patrícia Maria Guarnieri Ramos Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p29

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural

Resumo

O presente artigo refere-se a estudos preliminares sobre a temática da alfabetização, que culminaram num projeto de pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, e que transcorre discutindo as problemáticas relacionadas à aquisição da linguagem escrita na fase inicial do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento decorrente de estudos realizados por Magda Soares e outros autores, que vem ao longo de décadas se comprometendo em pesquisar e analisar as determinações históricas, políticas e econômicas que envolvem esses conceitos. Em seguida, apresenta-se um estudo sobre os principais conceitos da Psicologia desenvolvida por L.S. Vygotsky, mais especificamente, sobre a aquisição da linguagem escrita como uma função psicológica superior e, por isso, constituída sócio-historicamente pela humanidade e que é determinante para a inserção do sujeito na sua cultura.

[Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]

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Biografia do Autor

Patrícia Maria Guarnieri Ramos, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Especialização em Psicopedagogia, pelo INPG (2012). Experiência profissional como coordenadora e orientadora pedagógica. Atualmente é aluna de Mestrado na Universidade Metodista de Piracicaba. Tem realizados estudos com os principais temas: Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Alfabetização e Letramento.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

RAMOS, P. M. G. Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 29–57, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p29. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307. Acesso em: 26 dez. 2024.