O passado na obra de Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n1.p209Palavras-chave:
Ausência, Cecília Meireles, Memória, PoesiaResumo
A poesia de Cecília Meireles tem por excelência um olhar voltado para o passado. O presente artigo pretende contribuir com um aprofundamento sobre a temática do tempo, especificamente o passado, principalmente no que se refere à relação eu/tu demarcada nos poemas cecilianos. De acordo com João Adolfo Hansen, sua poética retoma este passado cuja tensão entre a memória e a imaginação circunda a enunciação, pois o passado não é propriamente portador de lembranças, mas sim de imaginações. Assim, segundo o autor, o passado na poesia de Cecília Meireles possui um caráter mais ficcional. Alguns comentários sobre poemas vinculados à teoria sobre o tempo de Paul Ricoeur e outros pensadores farão parte deste trabalho. O olhar sobre o perdido, sobre o que se teve ou imaginou com perfeição, sobre o passado que foi amado deixa marcas de ausência no presente.
[Recebido: 8 set. 2015 – Aceito: 16 nov. 2015]
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultura, 1999.
BOSI, Alfredo. Em torno da poesia de Cecília Meireles. In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanistas, 2007, p. 13-32.
BOSI, Alfredo. Cecília Meireles. In: História concisa da Literatura Brasileira. 42. ed. São Paulo: Pensamento, 2004. p. 460-463.
COELHO, Nelly Novaes. Verbete Cecília Meireles. In: Dicionário crítico de escritoras brasileiras. São Paulo: Escrituras, 2001.
DAMASCENO, Darcy. O mundo contemplado. Rio de Janeiro: ORFEU, 1967.
GOUVÊA, Leila V. B. Pensamento e lirismo puro na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
HANSEN, João Adolfo. Solombra ou a sombra que cai sobre o eu. In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanistas, 2007, p. 33-48.
MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, tomo I. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, tomo II. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
ZAGURY, Eliane. Cecília Meireles. Petrópolis: Vozes, 1973. (Coleção Poetas Modernos do Brasil/3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.