Leitura e produção textual
a vida em palavras, a vida em papel
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n1.p183Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Escrita-processo, Leitura e produção textual, Literatura (popular, canônica), Narrativas oraisResumo
Dar legitimidade ao discurso da oralidade através do estudo de contos populares ou maravilhosos é valorizar acontecimentos que escapam, ou escapariam à memória histórica. O trabalho com contos populares ou maravilhosos possibilita a ativação do conhecimento de mundo e/ou de deduções que levem os alunos a estabelecer interpretações recíprocas na interação com suas vivências. Textualizar o cotidiano, as vivências, as memórias não legitimadas pelo discurso histórico, as narrativas que circulam e circundam pelo espaço social. Valorizar histórias subalternizadas pela erudição, que podem e que devem construir hábitos de leitura numa localização de identidades e identificações. Muito mais do que justificar, cabe ao presente processo de ensino, o questionar, e é nesse questionamento que se inicia o desenvolvimento de vozes narrativas silenciados por grande parcela da intelectualidade.
[Recebido: 8 set. 2015 – Aceito: 8 nov. 2015]
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