Mídia Ninja e o junho rebelde: cidade, midiativismo e crise de representação

Autores

  • Mauricio José de Jesus Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v2n2.p61

Palavras-chave:

Cidade, Imagem, Política, Midiativismo

Resumo

Partindo da atuação do coletivo jornalístico Mídia Ninja nas jornadas de junho, o presente trabalho busca analisar a crise de representação política e imagética que atravessa o espaço urbano midiatizado. Para tanto propomos uma abordagem das jornadas de junho como transe político vertiginoso que explodiu em diversas cidades do país trazendo à tona as divergências e disputas que deslocam a pratica política formal, assim como a produção de imagens da mídia tradicional, que visa estabelecer um cenário urbano consensual simulado, é confrontada pelas imagens de tensão e conflito veiculadas pela Mídia Ninja. Nesta disputa de imagens, emerge também outras formas de percepção do espaço urbano, fora do consenso simulado da cobertura telejornalística tradicional, com as cores do dissenso e da tensão política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio José de Jesus, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado em Historia na Universidade do Estado da Bahia. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Critica Cultural na Universidade do Estado da Bahia/Campus II. Alagoinhas (BA).

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’água, 1991.

BATAILLE, Georges. A parte maldita precedia de A noção de dispêndio. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2013.

DRUMMOND, Washington. Muros: da cidade capsulada ao surto hierológico. Revista Muros: territórios compartilhados. Salvador: n.1, out. 2013, p. 27-32.

DRUMMOND, Washington; SAMPAIO, Alan. A cidade e seu duplo: imagem, cidade e cultura. Salvador: EDUNEB, 2013.

MARICATO, Ermínia [et al]. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo Carta Maior, 2013.

PARENTE, André [et al]. Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

RICCI, Rudá; ARLEY, Patrick. Nas ruas: a outra política que emergiu em junho de 2013. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2014.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

JESUS, M. J. de. Mídia Ninja e o junho rebelde: cidade, midiativismo e crise de representação. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 2, p. 61–85, 2017. DOI: 10.30620/gz.v2n2.p61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3267. Acesso em: 20 abr. 2024.