Cultura e plano Juventude Viva em Maceió/Alagoas

Autores

  • Fabiana Guimarães Xavier Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v2n1.p35

Palavras-chave:

Plano Juventude Viva, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Participação Popular

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar o percurso traçado pelo Ministério da Cultura MINC – na implantação e acompanhamento das ações de cultura do Plano Juventude Viva, na cidade de Maceió-AL, considerando o princípio de controle social na construção do Plano Juventude Viva e as proposições para o eixo da cultura. Elaborado interministerialmente pelos Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Esporte e Cultura, o plano tem a finalidade de prevenir e reduzir a violência contra a juventude brasileira, especialmente, os jovens negros, principais vítimas de homicídios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Guimarães Xavier, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com habilitação em Relações Públicas. Atualmente é mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Produtora Cultural e Gerente de Projetos da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Referências

BARBALHO, Alexandre. O Papel da Política e da Cultura nas Cidades Contemporâneas. Políticas Culturais em Revistas. v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: www.politicasculturaisemrevista.ufba.br. Acesso em 12 set. de 2013.

BOTELHO, Isaura. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. Disponível em: http://politicasculturais.wordpress.com/blocovpoliticasculturaisnobrasilenabahia. 2001. Acesso em 12 set. de 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 11 set. de 2013.

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.

RUBIM, Antônio Albino Canelas (Org.). Políticas Culturais no Governo Lula. Coleção Cult. Salvador: EDUFBA, 2010.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas Culturais no Brasil: Trajetória e Contemporaneidade. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento...politicasculturais. Acesso em 15 set. de 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pelas Mãos de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SPINK, Peter; RIBEIRO. et al. “Documentos de domínio público e a produção de informações”. In: SPINK, Mary Jane Paris; BRIGAGÃO, Jacqueline Isaac Machado; NASCIMENTO, Vanda Lúcia Vitoriano do; CORDEIRO, Mariana Prioli (Org.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014 (publicação virtual).

WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Juventude Viva: Homicídios e juventude no Brasil. Mapa da Violência 2013. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2013.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

XAVIER, F. G. Cultura e plano Juventude Viva em Maceió/Alagoas. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 1, p. 35–50, 2017. DOI: 10.30620/gz.v2n1.p35. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3254. Acesso em: 29 mar. 2024.