Tiras da “Turma do Xaxado”: da indústria cultural ao leitor desviante

Autores

  • Elizia de Souza Alcântara Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Pojuca

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n2.p181

Palavras-chave:

Tiras em quadrinhos, Cultura, Capitalismo, Leitura

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir sobre as novas formações discursivas presentes na contemporaneidade, bem como sobre as suas relações com o modo de produção capitalista. O suporte teórico-metodológico se fundamenta na seleção de três tiras do quadrinista baiano Antonio Cedraz, além de alguns textos estudados nos encontros da disciplina optativa Literatura, Cultura e Modos de Produção visando, com isso, problematizar o lócus de enunciação dos quadrinhos na lógica do signo capital. Assim, espera-se ampliar o debate em torno da relação entre linguagem, cultura e poder, na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizia de Souza Alcântara, Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Pojuca

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus II, licenciada em Letras Vernáculas e especialista em Estudos Literários, ambos pela mesma instituição. Atualmente é professora de Língua Portuguesa (Prefeitura de Pojuca e Secretaria de Educação do Estado da Bahia). Desenvolve pesquisa sobre histórias em quadrinhos (Tiras da Turma do Xaxado). Interesse pelos temas: linguagem, narrativas, quadrinhos, cultura, modos de produção, políticas culturais.

Referências

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções, 1999.

GUATARRI, Félix e ROLI, Suely. Micropolítica: cartografia do desejo. Petropólis: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Gaurdia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

REVISTA MUITO. Salvador: A tarde, n. 292, nov. 2013.

REVISTA TURMA DO XAXADO. Salvador: Editora e Estúdio Cedraz, 2008, v. 1.

REVISTA TURMA DO XAXADO. Salvador: Editora e Estúdio Cedraz, 2003, v. 3.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. Democracia, cidadania e pobreza: a produção de novas solidariedades. Caderno CRH, n. 1 (1987). Salvador: Centro de Recursos Humanos/UFBA, 1997.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

ALCÂNTARA, E. de S. Tiras da “Turma do Xaxado”: da indústria cultural ao leitor desviante. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 2, p. 181–194, 2017. DOI: 10.30620/gz.v1n2.p181. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3248. Acesso em: 19 abr. 2024.