África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos

Autores

  • Ana Fátima Cruz dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p85

Palavras-chave:

Letramentos, Quilombos, Mulheres, Crítica Cultural, Currículo

Resumo

Apresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente.

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Biografia do Autor

Ana Fátima Cruz dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Crítica Cultural. Departamento de Letras (Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus II), especialista em Docência do Ensino Superior (Centro Universitário Jorge Amado - UNI JORGE) e licenciada em Letras (UNEB). É educadora e realiza pesquisa sobre educação quilombola na comunidade de Santiago do Iguape (Cachoeira - BA).

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

SANTOS, A. F. C. dos. África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 85–101, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p85. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241. Acesso em: 24 dez. 2024.