África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p85Palavras-chave:
Letramentos, Quilombos, Mulheres, Crítica Cultural, CurrículoResumo
Apresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente.
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