África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos

Autores

  • Ana Fátima Cruz dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p85

Palavras-chave:

Letramentos, Quilombos, Mulheres, Crítica Cultural, Currículo

Resumo

Apresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Fátima Cruz dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Crítica Cultural. Departamento de Letras (Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus II), especialista em Docência do Ensino Superior (Centro Universitário Jorge Amado - UNI JORGE) e licenciada em Letras (UNEB). É educadora e realiza pesquisa sobre educação quilombola na comunidade de Santiago do Iguape (Cachoeira - BA).

Referências

A. HAMPATÉ BÀ. A tradição viva. In.: J. KI­ZERBO (Org.). História Geral da África: I Metodologia e pré­história da África. Trad: Beatriz Turquetil... et al. São Paulo: Ática/Unesco, 1982.

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BAIRROS, Luiza. Lembrando Lélia Gonzalez (1935­1994). In.: AfroÁsia, nº. 23, Salvador: EDUFBA, 2000.

CNE — Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília, 2011.

Fazer valer a Lei 11.645/2008. Disponível em: http://fazervaleralei.blogspot.com/2011/06/ministra­da­igualdade-racial­apresentou.html. Acesso em 08 de junho de 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós­modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Ed. 6. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik; Adelaine La Guardia Resende et al. (trad.) Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 08 de junho de 2011.

LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. In: Cadernos de Letras da UFF — Dossiê: Literatura, língua e identidade. Nº 34. 2008, p.287­324.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Identidade fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

OLAVO, Antonio. Quilombos da Bahia. (Filme documentário). Bahia: Portifollium, 2004. 98 minutos.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.

SILVA, Valdélio Santos. Do Mucambo do Pau Preto à Rio das Rãs: liberdade e escravidão na construção da Identidade Negra de um Quilombo Contemporâneo. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Dissertação de Mestrado, dez. de 2007, 146 páginas.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Orgs.). Literatura afrobrasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro­Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

SANTOS, A. F. C. dos. África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 85–101, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p85. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241. Acesso em: 5 nov. 2024.