Questões de identidade cultural nos ensaios de Silviano Santiago

Autores

  • Rodrigo do Amaral Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p323

Palavras-chave:

Dependência cultural, Desconstrução, Jacques Derrida, Cultura e literatura brasileira

Resumo

Artigo em que se apresenta uma leitura dos ensaios de Silviano Santiago, tendo por objetivo perceber o eixo temático que os relaciona, assim como a importância do pensamento da desconstrução francesa, especialmente o de Jacques Derrida, que serve ao ensaísta não apenas como arcabouço teórico para desvendar questões de dominação cultural, mas também como estratégia de leitura para discutir os paradigmas de identidade da produção ficcional e teórica brasileira que se formaram na modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo do Amaral Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestrando no programa de pós-graduação em Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à linha de pesquisa perspectivas filosóficas para a Teoria da Literatura. Interesse nas interfaces entre os postulados da desconstrução francesa, em específico o pensamento de Jacques Derrida, e os estudos literários, em perspectiva comparada e interdisciplinar.

Referências

BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira. Tópicos de teoria para a investigação do discurso literário. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

CULLER, Jonathan. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais LTDA., 1999.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 4ed. rev. e atual. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DERRIDA, Jacques.Gramatologia. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura: “notas” de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. 2ed. Niterói: EdUFF, 2001.

NASCIMENTO, Evando. (Org.). Jacques Derrida: pensar a desconstrução. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

SANTIAGO, Silviano. “Atração do mundo”. In: O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

SANTIAGO, Silviano. (Sup.) Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

SANTIAGO, Silviano. “O entre­lugar do discurso latino americano”. In: Uma literatura nos trópicos. 2ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

FERREIRA, R. do A. Questões de identidade cultural nos ensaios de Silviano Santiago. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 323–339, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p323. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2230. Acesso em: 29 mar. 2024.