Homofobias e violências na adaptação televisiva de Angels in America

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p149

Palavras-chave:

Angels in America, Homofobias, Narrativa Cinematográfica

Resumo

A adaptação televisiva Angels in America (2003) de Mike Nichols, baseada na peça teatral Angels in America: A Gay Fantasia on National Themes (1994) de Tony Kushner, recebeu vários prêmios importantes tais como o Arts Directors Guild e o Critics’ Choice Award. A valer, Nichols utilizou características estruturais da narrativa cinematográfica (BLOCK, 2000; DUARTE, 2012; SIJLL, 2019) para construir uma obra de arte que desvela diferentes formas de homofobia e violências resultantes dela (KIMMEL, 1994; HEREK, 2004; BORRILLO, 2016; HITMAN, 2016). Por conseguinte, este artigo focou em analisar como diferentes técnicas da narrativa cinematográfica auxiliaram esse diretor a representar os diferentes tipos de homofobia em Angels in America (2003).

[Recebido: 30 set. 2021 – Aceito: 14 out. 2021]

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araujo Placido, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto de Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador em narrativas cinematográficas marginalizadas.

Referências

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

PLACIDO, C. E. de A. Homofobias e violências na adaptação televisiva de Angels in America. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 149–170, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p149. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12883. Acesso em: 12 nov. 2024.