Do renascimento à vida sociorreligiosa: revirando memórias de uma bicha preta macumbeira

  • Claudenilson da Silva Dias Universidade federal da Bahia
  • Leandro Colling Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esse texto ebó é um esforço para apresentar a trajetória político-acadêmica e religiosa do autor que em primeira pessoa, narra suas experiências e vivências enquanto militante LGBT, bicha preta periférica e macumbeira até se tornar uma intelectual ligada aos estudos de gênero e religiosidades. Nesse sentido, aqui trato das dores e delícias de ser atravessada por todas as faces da vida sociorreligiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudenilson da Silva Dias, Universidade federal da Bahia

é Bacharel em Humanidades (IHAC/UFBA), militante pelos direitos humanos de pessoas LGBTQIA+ e na luta contra HIV/AIDS, candomblecista, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre as Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/FFCH/UFBA) e pesquisador permanente do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros, e Sexualidades (NUCUS/IHAC/CULT/UFBA) onde integra as linhas de pesquisa em Estudos Trans, Travesti e Intersexo TTI/NuCuS e Processos de Subjetivação e Raça, Gêneros e Sexualidades S.R.G&SEX/NuCus. Atualmente está como professor assistente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

é graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestre (2000) e doutor (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professor associado III do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É um dos criadores e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) e um dos criadores e editores da revista acadêmica Periódicus — (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Presidiu a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) na gestão de 2011-2012 e é autor de vários artigos e capítulos de livros sobre a representação de LGBTs na mídia, as temáticas LGBT e queer nos produtos culturais e nas artes e sobre políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero. É autor dos livros A vontade de expor — arte, gênero e sexualidade e Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer (traduzido e publicado, em 2019, na Espanha, pela Editora Egales) e organizador dos livros Stonewall 40 + o que no Brasil?, Estudos e políticas do CUS, Dissidências sexuais e de gênero e Artivismos das dissidências sexuais e de gênero, todos editados pela Editora da Universidade Federal da Bahia. Fez parte da primeira composição do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e também já foi membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Foi coordenador do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade na Educação, oferecido pela UFBA em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Publicado
2021-12-13
Métricas
  • Visualizações do Artigo 26
  • PDF downloads: 34