Anuário da Poesia Paraense para catalogação de escritores e a circulação de poesia

Autores

  • Kassia Juliana da Silva Sampaio Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Abilio Pachêco de Souza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n2.p19

Palavras-chave:

Antologias, Literatura amazônica, Poesia, Arquivo

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa em andamento sobre a poesia de teor testemunhal na região sul e sudeste paraense com a finalidade de realizar um mapeamento da produção poética da região que tematize a realidade social da região. Parte desta pesquisa é realizada através da leitura dos poemas publicados numa série de antologias intituladas Anuário da Poesia Paraense, organizadas pelo poeta Airton Souza. Neste texto procuramos indicar a importância do Anuário no contexto da cena artístico-literária da cidade de Marabá e seu entorno. Cena composta por eventos, saraus, tributos musicais, contações de história, exposições, lançamentos de livros individuais, coletivos e antologias como os anuários, além da presença de academias e associações. Após destacar o Sarau da Lua Cheia, apresentamos neste cenário, o Anuário da Poesia Paraense que se apresenta como uma antologia anual publicada com o intuito de mapear, catalogar e arquivar os nomes de poetas que nasceram e/ou que residem no estado do Pará.

[Recebido: 15 jul. 2020 – Aceito: 20 ago. 2020]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kassia Juliana da Silva Sampaio, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Estudante de Letras na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É bolsista PIBIC-FAPESPA, com o plano de trabalho: “Poesia, testemunho e resistência no Sul e Sudeste do Pará na voz dos autores da região publicados no Anuário da Poesia Paraense”.

Abilio Pachêco de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP, estágio sanduíche na Universidade Livre de Berlin). É líder do grupo de Pesquisa LAERTE (Estudos de Resistência e Testemunho). É professor na Faculdade de Estudos da Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET), ambos do Instituto de Linguística, Letras e Artes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (UNIFESSPA).

Referências

Referências dos Anuários:
SOUZA, Airton (Org.). I Anuário da Poesia Paraense. Belém: Literacidade, 2015.

SOUZA, Airton (Org.). II Anuário da Poesia Paraense. Marabá: Literacidade, 2016.

SOUZA, Airton (Org.). III Anuário da Poesia Paraense. Bragança: Pará.grafo Editora, 2017.

SOUZA, Airton (Org.). IV Anuário da Poesia Paraense. Belém: Folheando, 2018.

SOUZA, Airton (Org.). V Anuário da Poesia Paraense. Belém: Folheando, 2019.

SOUZA, Airton (Org.). VI Anuário da Poesia Paraense. Bragança: Pará.grafo Editora, 2020.

______

Referências dos prefácios:
SAVARY, Olga. I Anuário da Poesia Paraense. In: SOUZA, Airton (Org.). I Anuário da Poesia Paraense. Belém: Literacidade, 2015. p. 5-7 (prefácio).

SOUZA, Airton. Dos caminhos & outras flores. In: SOUZA, Airton (Org.). II Anuário da Poesia Paraense. Marabá: LiteraCidade, 2016. p. 7 (prefácio).

SOUZA, Airton. Das possibilidades de fazer história. In: SOUZA, Airton (Org.). III Anuário da Poesia Paraense. Bragança: Pará.grafo Editora, 2017.

SOUZA, Airton. A interconexão de vozes poéticas na poesia para- ense. In: SOUZA, Airton (Org.). IV Anuário da Poesia Paraense. 1. ed. Belém: Editora Folheando, 2018.

SOUZA, Airton. Da necessidade de continuar... In: SOUZA, Airton (Org.). V Anuário da Poesia Paraense. Belém: Folheando, 2019.

SOUZA, Airton. Das vozes e suas necessidades. In: SOUZA, Airton (Org.). VI Anuário da Poesia Paraense. Bragança: Pará.grafo Editora, 2020.

______

Outras referências:
BERTONI, Fernando. Haroldos, botos & antologias: uma crônica da poesia paraense. Publicado em: 15 ago. 2020. Disponível em: http://literaturadonorte.blogspot.com/2020/08/haroldos-botos-antologias-uma-cronica.html.

BORGES, Cláudia. “Sarau da Lua Cheia” completa um ano. Publicado em 11 fev. 2014. Disponível em: https://www.hiroshibogea.com.br/sarau-da-lua-cheia-completa-um-ano.

GUIDOTTI, Clarissa Garcia. Antologias: Teoria, crítica e história da literatu-ra. CAMPOS, v. 206, 2010. p. 207.

SERRANI, Silvana. Antologia: escrita compilada, discurso e capital simbólico. Alea: Estudos Neolatinos, v. 10. 2008. p. 270-287.

TONON, Elisa Helena. Configurações do presente: crítica e mito nas antolo-gias de poesia. Florianópolis, UFSC, 2009.

VASCONCELOS, Paulo. V anuário da poesia paraense – 2019: inscrições abertas. Blog do Paulo Vasconcellos – poeta, Capanema, 27 de fev. 2019. Disponível em: https://paulovasconcellospv.blogspot.com/2019/02/v-anuario-da-poesia-paraense-2019.html. Acesso em: 2 jul. 2021.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

SAMPAIO, K. J. da S.; SOUZA, A. P. de. Anuário da Poesia Paraense para catalogação de escritores e a circulação de poesia. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 2, p. 19–36, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n2.p19. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12291. Acesso em: 27 abr. 2024.