Anuário da Poesia Paraense para catalogação de escritores e a circulação de poesia

  • Abilio Pachêco de Souza UNIFESSPA
  • Kassia Juliana da Silva Sampaio UNIFESSPA

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa em andamento sobre a poesia de teor testemunhal na região sul e sudeste paraense com a finalidade de realizar um mapeamento da produção poética da região que tematize a realidade social da região. Parte desta pesquisa é realizada através da leitura dos poemas publicados numa série de antologias intituladas Anuário da Poesia Paraense, organizadas pelo poeta Airton Souza. Neste texto procuramos indicar a importância do Anuário no contexto da cena artístico-literária da cidade de Marabá e seu entorno. Cena composta por eventos, saraus, tributos musicais, contações de história, exposições, lançamentos de livros individuais, coletivos e antologias como os anuários, além da presença de academias e associações. Após destacar o Sarau da Lua Cheia, apresentamos neste cenário, o Anuário da Poesia Paraense que se apresenta como uma antologia anual publicada com o intuito de mapear, catalogar e arquivar os nomes de poetas que nasceram e/ou que residem no estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abilio Pachêco de Souza, UNIFESSPA

Abilio Pachêco de Souza é doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP, estágio sanduíche na Universidade
Livre de Berlin). É líder do grupo de Pesquisa LAERTE (Estudos de Resistência e Testemunho). É professor na Faculdade de Estudos da Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET), ambos do Instituto de Linguística, Letras e Artes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (UNIFESSPA).

Kassia Juliana da Silva Sampaio, UNIFESSPA

Kassia Juliana da Silva Sampaio é estudante de Letras, turma 2019, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É bolsista PIBIC-FAPESPA, com o plano de trabalho: “Poesia, testemunho e resistência no Sul e Sudeste do Pará na voz dos autores da região publicados no Anuário da Poesia Paraense”.

Publicado
2021-10-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 70
  • PDF downloads: 53