Chamada para publicação 2024.1

2023-11-11

A comissão editorial da revista eletrônica Grau Zero, do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, do Campus II, da UNEB/Alagoinhas-Ba, comunica a todos que está recebendo, até o dia 30 de março de 2024, contribuições acadêmicas originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, para compor o v. 12, nº. 1, a ser publicado em julho de 2024.  O tema gerador deste volume é LETRAMENTOS DIGITAIS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS CRIVOS CULTURAIS.

 

EMENTA: A abrangência do conceito de letramento nos permite afirmar que em decorrência da velocidade das transformações ocorridas no mundo, permitindo novas possibilidades no campo da leitura e da escrita, esse termo tem sofrido inúmeras ressignificações. Assim, este dossiê pretende refletir sobre as várias possibilidades de letramentos, mediante a diversidade de práticas culturais e sociais de leitura e escrita que se fazem presentes na sociedade atual, principalmente no mundo digital. Atrelada a essa reflexão buscaremos apresentar neste dossiê as diversas possibilidades de como são interpretadas pela história e memória da educação brasileira os processos de letramentos linguístico, literário, digital e sociocultural nas sociedades contemporâneas. E, desse modo, pautado na concepção dos estudos culturais que rompe com a noção de cultura ligada à artefatos, sua filiação direta está em transformar o seu saber em uma ferramenta de mudança política, tendo como meta a realização de uma intervenção na sociedade, transitando da reflexão à crítica para que se possa transcender do ambiente acadêmico e alcançar as grandes massas de excluídos sociais. A partir dessas considerações, o Dossiê 2024.1 apresenta propostas no contexto teórico e metodológico de pesquisas acerca de Letramentos digitais, histórias e memórias da educação brasileira e seus crivos culturais. Tais pesquisas serão de fundamental relevância para se pensar a pesquisa-formação construída pelos saberes acadêmicos e experienciais como constructos necessários à formação docente. Isto posto, seguem alguns recortes temáticos sobre os quais receberemos colaborações para o número da Revista Grau Zero ISSN 2318-7085 aqui proposto:

 

  1. Escolarização do texto literário e formação de professores
  2. Leitura literária em plataformas digitais
  3. Interculturalidade, história e memória na educação brasileira.

 

Revista Grau Zero: Revista de Crítica Cultural

Cronograma

Recebimento de artigos: até 30 abril

Avaliação dos artigos e resenhas: maio e junho
Revisão e diagramação dos textos: junho
Publicação do dossiê: julho de 2024.

Organizadores: 

Alessandra Ribeiro A. do Amaral (UNR/ARGENTINA)

Eider Ferreira Santos – doutorando (Pós-Crítica/UNEB);

Edilsa Mota Santos Bastos - doutoranda (PPGED/UFS);

Nadja Silva Brasil Santos - doutoranda (Pós-Crítica/UNEB).

 


Alagoinhas: Pós-Crítica, 2024, Publicação Semestral
ISSN 2318-7085

 

Obs.: Os textos devem ser submetidos pelo próprio site, para fazer a submissão, é necessário ser cadastrado, caso não seja, clique no link acima (cadastro) e preencha os dados do formulário, lembrando que deve ser escolhida a opção autor.