Comitato Scientifico ed Editoriale

Editores Chefe/Comissão Editorial

Prof. Dra. Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Prof. Dra. Rosemary Lapa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil

Prof. Dra. Rosemary Lacerda Ramos, Universidade Salvador (UNIFACS) / Brasil

Comissão Técnica

Ms. Irami Santos Lopes

Ms. Jainê da Silva Santos Ribeiro

Ms. Daniela Souza Capistrano

Conselho Editorial

Prof. Dra. Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Profa. Dra Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil

Prof. Dra. Rosemary Lapa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil

Prof. Dra. Rosemary Lacerda Ramos, Universidade Salvador (UNIFACS) / Instituto Superior de Educação (ISEO), Brasil

Profa. Dra. Jorsinai de Argôlo Souza Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Profa. Dra. Fúlvia de Aquino Rocha (SEC-BA)

Profa. Dra. Antonete Araújo Silva Xavier Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil

Profa. Dra. Lenira Haddad Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Profa. Dra. Karina Cordeiro Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia (UFRB), Brasil

Profa. Dra. Marilete Calegari Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil

 

 

Comissão Científica

Profa. Ms. Niclécia Ferreira Gama

Profa. Ms. Irami Santos Lopes

Profa. Ms. Jainê da Silva Santos Ribeiro

Ms. Daniela Souza Capistrano

Profa. Ms. Simone Regina Silva d'Almeida

Profa. Ms. Nara Barreto Santos

Profa. Ms Ângela Gonçalves Nery

Profa. Ms. Aldaci Santos Lopes

Profa. Dra. Rosemary Rufina Perin

Profa. Dra. Monica Bitencourt

 

 

 

 

Responsabilidades e Funções da Equipe Editorial

O editor-chefe (ou editor gerente) é responsável pela configuração e organização das edições e publicações. Escolha do corpo editorial, primando pela exogenia dos editores e dos revisores; políticas editoriais, qualidade do conteúdo e indexação nas bases de dados e diretórios de revistas científicas. Editar e-mails, formulários, diretrizes éticas e editoriais, e todas as demais informações e decisões em relação à revista e aos artigos.

O cadastro de editores, avaliadores, autores e demais usuários do sistema da revista é realizado pelo editor-chefe ou editor-adjunto.

O editor-adjunto trabalha em conjunto com o editor-chefe, nas decisões editoriais, garantindo a qualidade da revista. Na ausência do editor-chefe, o editor-adjunto fica responsável por estas atribuições. O editor-adjunto deve ter pleno conhecimento de todas as etapas da editoração, oferecendo ao editor-chefe e ao comitê editorial informações necessárias para a tomada de decisão.

A primeira leitura do artigo com relação ao escopo da revista e ao rigor científico é feita pelo editor-chefe, em seguida pelo editor-adjunto. Na sequência, o artigo é encaminhado para o editor de seção, para uma segunda avaliação e seleção de revisores. 

Manuscritos aprovados retornam aos editores chefe e adjunto para edição de texto, composição de provas, publicação final, atribuição de DOI e indexação.

Editores de Seção

Responsabilidades e Funções

O editor de seção é responsável por fazer a avaliação preliminar dos artigos de sua área, que lhe forem designados, definindo sua continuidade ou não no processo double-blind review. A avaliação deve ser baseada em critérios científicos, primando pelo nível de endogenia perto de zero. Após, o editor de seção fará a indicação e/ou sugestão de pareceristas; bem como acompanhará os artigos em todo processo editorial até a sua aprovação ou rejeição. 

Os editores devem observar o cronograma estabelecido para arbitragem científica, revisão dos autores e decisão final, garantindo que os prazos sejam cumpridos. Caso haja necessidade de aumento de prazos, estes devem ser acordados com o editor-chefe.

O processo de leitura prévia do manuscrito e seleção de revisores não deve levar mais que 7 dias, uma vez que a revista está empenhada em garantir um processo de tramitação ágil para os autores.

Os manuscritos são acompanhados durante todo processo editorial pelo editor de seção, que fará suas recomendações editoriais para o editor-chefe, baseado nos pareceres dos revisores, e de forma imparcial, mantendo a decisão editorial final o com editor-chefe. 

O editor de seção deve garantir que o processo ocorra no sistema double-blind review, o que significa que terá de checar se os autores e avaliadores enviam seus pareceres ou manuscritos sem identificação de propriedade. Se isso acontecer, o editor deve retirar as propriedades do arquivo.

Escolha do avaliador pelo editor de seção

O editor de seção deve convidar pelo menos 4 (quatro) revisores para cada submissão, e no mínimo 2 (dois) devem aceitar realizar a avaliação do manuscrito. A escolha do avaliador (revisor) deve ser baseada na expertise do revisor quanto ao conteúdo manuscrito; preferencialmente não ser da mesma instituição dos autores ou ter publicações em conjunto nos últimos cinco anos.

Os pareceres podem retornar com as seguintes recomendações: 

  • Correções obrigatórias: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações e observações.
  • Submeter novamente para avaliação: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações, avaliar e reenviar uma nova versão do material, que eventualmente passará por uma nova rodada de avaliação (garantindo o double-blind review). 
  • Submeter a outra revista: O autor é notificado de que o seu texto não cumpre as condições para ser publicado na revista.
  • Aceitar: O autor é notificado do aceite e o documento é encaminhado diretamente para a etapa de edição de texto, diagramação e posterior produção, sem passar pelo fluxo da avaliação.
  • Rejeitar:O autor é avisado da negativa de publicação e o texto irá para o arquivo.

Nas opções aceitar e rejeitar, o editor-chefe ou editor-adjunto deve ser acionado para decisão conjunta.

Após a etapa, o manuscrito aceito retorna ao editor-chefe ou editor-adjunto para edição de texto, composição de provas e publicação final.

Conselho Editorial

Responsabilidades e Funções

Os membros do Conselho Editorial possuem função consultiva e podem ser chamados para dar parecer em manuscritos submetidos para publicação, atuar como consultor para dirimir dúvidas em questões éticas ou de pareceres de avaliadores divergentes, casos controversos, sobre questões de conflitos de interesses ou outras relacionadas às políticas éticas e editoriais.

Todas as recomendações do Conselho Editorial devem estar apoiadas nas diretrizes éticas do  Committee on Publication Ethics (COPE), nas políticas editoriais e éticas da PAG, nas boas práticas de publicação científica e nas recomendações dos indexadores da Revista e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Nos casos em que o membro do Conselho souber a identidade do autor, deve fazer suas recomendações de forma imparcial.

Apoio Editorial

Responsabilidades e Funções

A equipe de apoio editorial dará suporte às atividades de configuração e layout da revista; submissão, verificação de checklists, edição de texto, diagramação, entre outras funções editoriais.

Fluxo Editorial

Submissão: Novas submissões são atribuídas aos editores de seção e consideradas para passar para o estágio de Revisão.

Alguns manuscritos são inadequados e não passam deste estágio.

Revisão: Os manuscritos considerados aptos são encaminhados pelo editor de seção para revisão por pares.

Alguns envios não serão aprovados na revisão e terminarão na primeira etapa de revisão. Alguns necessitam de modificações, solicitadas pelos revisores, e são novamente encaminhadas aos autores para os ajustes necessários; ao retornarem são encaminhados para uma segunda rodada de avaliação. Aqueles aceitos passam para o próximo estágio.

Edição de texto: Os artigos aceitos passam para este estágio, onde são aprimorados pelo trabalho de um revisor de texto. Os autores podem ter a oportunidade de revisar o texto.

Editoração: Assim que as cópias forem concluídas e aprovadas, a submissão segue para esta fase. Na produção, os arquivos copiados são convertidos em provas – HTML, XML, PDF, etc. Mais uma vez, o autor tem a oportunidade de revisar as provas. Assim que todos estiverem satisfeitos, o envio é agendado para publicação em uma edição.