Sulla rivista
Foco e Escopo
A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS é uma publicação científica semestral, editada pelo Grupo de Pesquisa FORINLEJA, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo interdisciplinar entre os diversos campos do saber, difundindo ensaios, pesquisas e relatos de experiências inovadoras.
É uma publicação científica arbitrada por pares centrada em temas interdisciplinares que contribuem com o avanço da formação e desenvolvimento humano, publicando estudos, investigações e experiências sobre temas valiosos e inovadores para a comunidade científica, versando sobre a infância, criança, educação infantil, políticas educacionais, educação de jovens e adultos, linguagens e ludicidades.
Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas na área Interdisciplinar e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para livros ou outros periódicos do país ou do exterior.
Uma vez enviados, os trabalhos serão objeto de apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial. Em seguida, aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos aos autores, e os demais, encaminhados para a avaliação de pareceristas designados pela Comissão.
Os trabalhos deverão ser enviados por meio da página da revista no Sistema Portal de periódicos da UNEB (https://www.revistas.uneb.br/index.php/formacce), mediante cadastro on-line.
O prazo para resposta (aceitação ou recusa) varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada número dos anais, os critérios para reunir os artigos já aprovados.
A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS mantêm uma política de apoio e intercambio com outras revistas científicas da área interdisciplinar e não compartilha, necessariamente, das opiniões e juízos expostos nos trabalhos aceitos e publicados.
Processo de Avaliação pelos Pares
As contribuições encaminhadas serão submetidas previamente à análise da Equipe Editorial. Aquelas que não condizerem com os critérios mínimos da revista não serão aceitas. As demais serão encaminhadas para dois pareceristas ad hoc, constituídos de pesquisadores reconhecidos e provenientes de diferentes universidades e instituições científicas.
A avaliação dos pareceristas levará em consideração a política editorial da revista expressa seguintes critérios: relevância para a educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema e qualidade do texto. Em caso de haver pareceres contrários, será feita a indicação de um terceiro parecerista para desempate. O nome dos autores, dos pareceristas e das instituições permanecerão em sigilo durante todo o processo.
Somente textos inéditos serão aceitos. Os autores devem indicar se a pesquisa é financiada ou se foi aprovada por Comitê de Ética da área. Todo texto submetido à publicação é analisado previamente pelo editor e, se atender ao escopo da revista, encaminhado pelo Conselho Editorial para revisão. No mínimo, dois pareceristas farão a análise segundo critérios definidos pelo Conselho Editorial.
O artigo será devolvido ao (s) autor(es), caso sejam sugeridas mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem. A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à Educação Por Escrito. Não é permitida a reprodução parcial ou total de artigos e matérias publicadas sem a citação da fonte. Os conteúdos veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do Editor ou do Conselho Editorial da revista.
Periodicidade
A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS tem periodicidade semestral uma de demanda fechada e outra de demanda aberta.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
CONEXÕES EDUCATIVAS
A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS é uma revista eletrônica editada pelos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, FORINLEJA e GPELCH, com o objetivo de publicar textos nas áreas temáticas da revista.
Histórico do periódico
A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS é uma revista eletrônica editada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa FORINLEJA - FORMACCEINFANCIA, LINGUAGENS E EJA, vinculado ao PPGEDUC/DEDC I - UNEB da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN XXXX-XXXX/XXXX-XXXX) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes xx na área principal, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.
O escopo primário da revista é a publicação, em português, espanhol ou inglês, de textos originais e inéditos resultantes de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões de literatura, na forma de dossiês temáticos, artigos acadêmico-científicos, resenhas, que fomentem e facilitem o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional de pesquisas na área da educação.