INNOVACIÓN ORGANIZACIONAL: EXPERIENCIA EN UNA ORGANIZACIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIOR

Experiência em uma organização de Ensino Superior

Autores/as

  • Platini Gomes Fonseca Professor do Prog. de Mestrado Profissional em Adm. Pública (Profiap/Univasf)
  • José Raimundo Cordeiro Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Morjane Armstrong Santos de Miranda Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ernani Marques dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i3.10100

Palabras clave:

Innovación organizacional, Sistema de soporte de decisiones, Innovación en el servicio público

Resumen

El caso docente relata la experiencia de la Universidad de Valer que adoptó una innovación metodológica en la contratación pública, buscando, entre otros objetivos: brindar una mayor vinculación del presupuesto disponible a las acciones finales de la Universidad y ofrecer cuerpos académicos colegiados, de manera transparente y pública , la posibilidad de gestión directa de créditos presupuestarios para realizar compras que permitan atender demandas sectoriales, según la prioridad que establezcan. Para ello, desarrolló un Sistema de Apoyo a la Decisión (SAD) con el fin de asistir los cambios organizacionales resultantes de la implementación de la metodología en la contratación pública de la Universidad. Así, el objetivo del informe docente es estimular el debate sobre la innovación en los entornos de aprendizaje, haciendo hincapié en las innovaciones organizativas a través del uso de la tecnología.

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Biografía del autor/a

Morjane Armstrong Santos de Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bacharel em Secretariado Executivo (UFBA, 2007); bacharel em Administração (Estácio, 2017), tendo gerado como TCC artigo sobre processo de inovação em empresas de tecnologia (publicado no ENANPAD 2017); especialista em Relações Internacionais (UFBA, 2009); mestre em Administração (UFBA, 2013), cujo tema da dissertação versou sobre interação universidade - empresa - governo para inovação (artigo publicado em revista); doutora em Administração (UFBA, 2018), tendo como tese a investigação da gestão da informação no processo de inovação em MPES de serviço de tecnologia (artigo publicado em evento internacional, nacional e revista). Atualmente é docente em ensino superior nas áreas de Tecnologia, Inovação e Competitividade (e correlatas), pesquisadora do Grupo de Pesquisa NACIT - Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia (UFBA) e do Grupo de Pesquisa Gestão, Inovação e Desenvolvimento (UFOB); e consultora/instrutora em Gestão da Inovação e Planejamento Estratégico (de negócios, social e intraempreendedor). Áreas de interesse: Assessoria e Consultoria, (intra) Empreendedorismo, Inovação, Planejamento Estratégico (especialmente de MPMEs), Inteligência Coletiva e Criativa, Gestão Organizacional (colaborativa, de processos, de qualidade, de projetos, de inovação, do conhecimento e dos indivíduos), Tecnologias de Informação e Comunicação, Indústria 4.0, Sistemas de Inovação, Triple Helix, Design Thinking.

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Publicado

2022-12-30

Número

Sección

CASOS DE ENSINO