DESEMPENHO DE IPOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS FINANCIADAS POR FUNDOS DE PRIVATE EQUITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.8657

Palavras-chave:

Risco, Private Equity, IPO, Mercado de Capitais.

Resumo

Este trabalho analisou a relação entre a presença de financiamento de fundos de Private Equity em empresas que realizaram oferta pública inicial de ações (IPO) e o comportamento posterior dos retornos das ações. A partir da estratégia de estudo de eventos foram comparados os Retornos Anormais (AR) e os Retornos Anormais Acumulados (CAR) oferecidos pelas variações dos preços das ações dos dois grupos de empresas (financiadas e não-financiadas por fundos de PE). A amostra do estudo foi composta por 122 IPOs ocorridos no mercado brasileiro no período compreendido entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 e os testes de diferença de média indicaram que o desempenho das ações que não contaram com a participação de PE foi superior em janelas de 21 e 126 dias úteis. No entanto, esse resultado se inverte em na janela de 252 dias. Isso implica dizer que os IPOs de empresas financiadas por fundos de Private Equity obtêm melhor desempenho quando comparados a IPOs de empresas não respaldadas por esses fundos. Ainda, o estudo realizou a estimação de modelos de regressão que indicam que o desempenho das empresas com participação de PE é superior para a janela de 252 dias. Para as outras janelas, 21 dias e 126 dias não existe diferença entre os grupos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTÔNIO, R. M.; STICCA, R. M.; AMBROZINI, M. A.. Quais eventos corporativos influenciam os retornos das ações? um estudo baseado em bootstrap. Revista Universo Contábil, v. 14, n. 3, p. 28-45, 2018.

CAETANO, A. Análise de demonstrações contábeis: uma estrutura de avaliação de desempenho das companhias brasileiras pelos private equity a partir das informações divulgadas. Eniac Pesquisa, v. 6, n. 2, 2017.

CAMPBELL, J. Y.; LO, A. W.; MACKINLEY, A.C. The econometrics of financial markets. UK: Princeton University Press, 1997.

CARNEIRO, R. C. Oferta inicial pública e ofertas subsequentes, performance a longo prazo: evidências do mercado de ofertas do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia). Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2017.

COUTARELLI, S. P. Venture capital in Europe. New York: Preager Publishers. 1977.

DOMINGUEZ, J. R. Venture capital. UK: Lexington Books. 1974.

ELLER, E. P. Análise do desempenho de longo prazo dos IPOs de empresas com participação prévia de fundos de Private Equity e Venture Capital de 2004 a 2011 na BM&FBovespa. 2012. 48p. Dissertação (Mestrado em Economia). Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.

FANCHIN, F. B. E; BILYK, P.; RODRIGUES, R.; RODRIGUES, G. IPOs, gestão de investimentos e desenvolvimento econômico: uma visão crítica. Rio Bravo Fronteiras, São Paulo, p. 1-12, 2010.

JOHAN, S.; ZHANG, M. Private equity exits in emerging markets. Emerging Markets Review, v. 29, p. 133-153, 2016.

LEE, M. C. B. Análise da performance operacional de companhias abertas investidas por fundos de private equity e venture capital. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia). Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2017.

MICHALA, D. Are private equity backed initial public offerings any different? Timing, information asymmetry and post-IPO survival. Journal of Corporate Finance, Fourthcoming, 2016.

MINARDI, A. M. A. Et. Al. Performances of Brazilian IPOs backed by private equity. Journal of Business Research, v. 66(3), p. 448-455, 2013.

NUNES, L. L. Estilo e agrupamento de fundos: um estudo aplicado aos fundos multimercados brasileiros. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia). Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.

PACHECO, J.C. Capital de risco, financiamento e tempo de maturação: um estudo da evolução da indústria de venture capital e private equity, com ênfase em um estudo de caso brasileiro. Dissertação (Mestrado em Economia). Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

PALMIERI, A. R. T. L.; AMBROZINI, M. A. Impacto da abertura de capital no custo da dívida das empresas. Contabilidade Vista e Revista, v. 27, n. 3, 2016.

PERROTTA, A. IPOs as a private equity exit route: empirical evidence of legends, pitfalls and drawbacks. Dissertação (Mestrado em Economia e Finanças). Department of Economics and Finance, Luiss University, Roma, 2016.

KAPP, R. Valuation: um estudo de caso voltado para a abertura de capital. Dissertação (Pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais). UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

SILVA, F. B.; BIAGINI, F. L. Capital de risco e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica no Brasil – a experiência dos fundos Criatec e perspectivas. BNDES Setorial, v. 42, p. 128-130, 2015.

SILVA, J.; FAMÁ, R. Evidências de retornos anormais nos processos de IPO na Bovespa no período de 2004 a 2007: um estudo de evento. Revista de Administração, v. 46, n. 2, p. 178-190, 1 jun. 2011.

SINCERRE, B. P. et al. Impacto dos Fundos de Private Equity e Venture Capital no Desempenho Operacional e Financeiro pós IPO nas empresas brasileiras investidas. BBR, Braz. Bus. Rev., v. 16, n. 1, p. 87-101, Feb. 2019.

SONODA, F. Análise da influência do private equity e do venture capital no underpricing dos IPOs das empresas brasileiras no período de 2004 a 2007. Dissertação (Mestrado em Economia). Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.

STOWELL, D. P. Investment banks, hedge funds, and private equity. 3ª. ed. USA: Academic Press, 2017.

TEKER, D.; TEKER, S.; TEREMAN, Ö. Venture capital markets: a cross country analysis. Procedia Economics and Finance, v. 38, p. 213-218, 2016.

TITERICZ, R. Caracterização dos fundos de investimentos de capital de risco brasileiro. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

ARTIGOS