APURAÇÃO DE HAVERES EM PROCESSOS JUDICIAIS: UMA ANÁLISE DE DOIS LAUDOS PERICIAIS COM ÊNFASE NOS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PELOS PERITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.8391

Palavras-chave:

Perícia, Laudos, Apuração de Haveres

Resumo

A atuação em perícias de apuração de haveres exige um conhecimento amplo sobre toda gama de procedimentos existentes em uma empresa. Em situações adversas, como a saída de um sócio, pode gerar dúvidas entre as partes, principalmente em relação a quanto cabe a cada um, e não havendo acordo amigável, o caso é levado à justiça para que, por intermédio de um magistrado, a decisão possa ser tomada em relação à apuração destes valores. O objetivo da presente pesquisa é analisar dois laudos de perícias para avaliação de haveres, com ênfase nos procedimentos utilizados pelos peritos. Como resultados, a primeira perícia trata sobre uma dissolução parcial de sociedade por desentendimentos e desacordos, e o segundo processo trata de uma dissolução parcial de sociedade pela morte de um dos sócios. Foi evidenciado que os laudos seguiram as formalidades legais, pecando em alguns aspectos como a falta de detalhamento na análise técnica ou científica. Outros achados são das diferenças de visões e abordagens metodológicas e ferramentais. Evidencia-se que os dois laudos chegaram ao objetivo pretendido, mas deixando algumas dúvidas, pois, na visão de quem analisou o laudo, algumas informações não ficaram claras, as quais poderiam ser úteis para o magistrado, na tomada de decisão. Cada laudo tem as suas especificidades e devem ser individuais, seguindo as intuições de cada perito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Udo Strassburg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

 

           

Katyane Aline Cantu Moreno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em contabilidade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialização em Contabilidade Estratégica de Negócios - PUC - PR e Graduada em Ciências Contábeis pela PUC - Toledo - PR

    

Referências

ALVES, A., e TURANO, A. N. Resolução de Sociedade Limitada em relação a um sócio e ação de dissolução parcial. Curitiba: Juruá, 2016.

BRASIL. Lei n° 13.105 de 16 de março de 2015. Institui o Código de Processo Civil. Vade Mecum Saraiva (12a ed.). São Paulo: Saraiva, 2017.

CARISSIMO, C. R.; MOREIRA, M. A.; ORNELAS, M. M. G.; SILVA, J. T. M., (2016). Uso da Análise Hierárquica (AHP) para Identificação da Preferência de Peritos- Contadores Quanto ao Método de Avaliação de Sociedades em Perícias Contábeis, REPeC, Brasília, v. 10, n. 1, art. 3, p. 46-64, jan./mar.

COELHO, C., SIQUEIRA, J., Lins, L. Fundamentos da Contabilidade: Estrutura, Classificação e Análise, São Paulo: Thomson Learning, 2008.

COSTA, G. M. B.; NEVES JUNIOR, I. J.; RANGEL, L. A. D. Avaliação de Sociedades em Perícias de Apuração de Haveres Através de Apoio Multicritério à Decisão, Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 32-40, set./dez. 2016.

FERNÁNDEZ, P., Company valuation methods. The most common errors in valuation. Working Paper. 25p. Madrid. IESE Business School, 2007.

HOOG, W. A. Z. Resolução de Sociedade e Avaliação de Patrimônio na Apuração de Haveres (7a ed.). Curitiba: Juruá, 2018

HOOG, W. A. Z.; CARLIN, E. L. B. Valuation, manual de avaliação – Teoria e Prática. Curitiba : Juruá, 2015.

IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade (7a ed.). São Paulo: Atlas, 2004

IUDÍCIBUS, S., Marion, J. C., Faria, A. C. Introdução a Teoria da Contabilidade, São Paulo: Atlas, 2009

LOPO, A., BRITO, L., SILVA, P., MARTINS, E. Avaliação de Empresas. In. Martins, E. (org.), Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica, São Paulo: Atlas, 2001

MELLO, P. C. de. A Perícia no novo Código de Processo Civil. São Paulo: Trevisan Editora, 2016.

ORNELAS, M. M. G. Avaliação de sociedades: apuração de haveres em processos

judiciais. São Paulo: Atlas, 2001.

ORNELAS, M. M. G. Perícia Contábil: Diretrizes e Procedimentos. (6. ed.). São Paulo: Atlas, 2017

PAULO, E., CUNHA, J. V. A., ALENCAR, R. C., MARTINS, E. As práticas dos peritos contadores na apuração de haveres, RBGN, São Paulo, V. 8, n. 22, p. 232-36, Set./Dez. 2006.

PEREZ, M. M., FAMÁ, R. Métodos de Avaliação de Empresas e o Balanço de Determinação. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, nº 4, p. 47-59, Out./Dez. 2003.

SÁ, A. L. Perícia Contábil (10a ed.). São Paulo: Atlas, 2011.

SÁ, A. L., SÁ, A. M. L. Dicionário de Contabilidade (7a ed.). São Paulo: Atlas, 1986.

SAATY, T. Método de análise hierárquica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.

____________. That is not the analytic hierarchy process: what the AHP is and what it is not. Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, 6(6), pp. 324, 1997. doi:10.1002/(SICI)1099-1360(199711)6:6<324:AID-MCDA167>3.0.CO;2-Q

SANTOS, G. V. F.; LEISMANN, E. L. A Abertura de Capital da Caixa e os Fundamentos de uma IPO com Base no FCD - Fluxo De Caixa Descontado. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Umuarama, v. 21, n. 2, p. 237- 259, jul./dez. 2020.SILVA, C. A.;

STRASSBURG, U., DEFAVERI, I. R. Apuração de haveres: uma análise bibliométrica e sociométrica em periódicos e em trabalhos de final de curso. Anais do Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios, Cascavel, PR, Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

ARTIGOS