LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático. Ludicidade. Matemática.

Resumo

É possível observar que em pleno século XXI os professores ainda não fazem o uso frequente do livro didático em sala de aula e, quando o fazem, é de forma superficial, solicitando aos alunos leituras, cópias e a simples resolução de questões.  Neste sentido, a proposta deste estudo, que é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, é investigar o uso do livro didático de Matemática por educadores durante suas aulas, bem como, buscar perceber de que forma a ludicidade se faz presente nos livros atualmente em circulação e poderiam vir a potencializar a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, surge o seguinte questionamento: de que forma é possível cativar professores para o uso do livro didático através da ludicidade abordada neles? Para responder a essa questão, a pesquisa está se delineando predominantemente qualitativa de caráter documental, uma vez que analisar-se-á a ludicidade presente nos conteúdos propostos pelos livros didáticos enviados para as escolas públicas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didática). Também pretende-se propor aos professores de Matemática um questionário com a finalidade de compreender como eles tem feito uso deste recurso em suas aulas. Pretende-se, através dos resultados desta pesquisa, estruturar um produto educacional que possa proporcionar suporte aos professores para a exploração de atividades lúdicas presentes no livro didático em suas aulas de Matemática.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Werlang, R. F., & Ritter Jelinek, K. (2023). LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18560