Desenvolvimento matemático na educação infantil com a utilização de jogos e brincadeiras.

Autores

  • Ana Flavia Camarozano Rede de ensino municipal
  • Rafael Strozi

Palavras-chave:

Brincar. Educação Infantil. Matemática. Ludicidade.

Resumo

O presente artigo vai discutir sobre o brincar na educação. Brincar é o nome que damos para a forma de trabalhar com brincadeiras e jogos que envolvam os conteúdos didáticos, pode ser trabalhado em todas as etapas da educação. Aqui iremos nos concentrar no brincar/jogo na educação infantil voltado para o raciocínio matemático, procuramos também indicações de jogos que podem ser trabalhados em sala de aula para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Chegando à conclusão que ensinar matemática através do jogo favorece maior desenvolvimento cognitivo. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em buscar de autores que discutem sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. O brincar: linguagem da infância, língua do infantil. Motris: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 12, n. 2, p. 125-132, maio/agosto 2006.

BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS3, Maria Madalena. JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA “QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?”. Revista Destaques Acadêmicos, ano 2, n. 4, 2010. Disponível em: http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/83. Acesso em: 08 jun. 2021.

BRASIL. Constituição (1998). Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil. Brasília, v. 3.

BRASIL. Constituição (1998). Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil. Brasília, v. 2.

CARVALHO, Gildeane Martins; NOBRE, José Filho Ferreira. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Humanidades e Inovação, [s. l], v. 8, n. 32, p. 279-292, fev. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5129. Acesso em: 08 jun. 2021.

EDO, Mequè; RIBEIRO, Maria Celeste. A Matemática na Educação Infantil: contextos criativos de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA, 2007, Actas CIANEI. p. 595-606. Disponível em: https://gent.uab.cat/mequeedo/sites/gent.uab.cat.mequeedo/files/CIANEI_07.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In.: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. Perdizes: Cortez, 2011. p.15-48.

LEONARDO, Pamela Paola; MENESTRINA, Tatiana Comiotto; MIARKA3, Roger. A importância do ensino da matemática na educação infantil. In: I SIMPÓSIO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE, 2014, Joinville. Anais [...]. Joinville: Pkp, 2014. p. 56-68. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4662. Acesso em: 13 abr. 2021.

MADERS, Emanuelli Antônia da Silva; KLAMT, Sophia da Luz; TONIELO, Simone Sfalcin. A MATEMÁTICA NOS JOGOS POPULARES - AMARELINHA. In: I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA, 1., 2017, Ijuí. Feira Regional de Matemática. Ijuí: Pkp, 2018. v. 1, p. 1-5. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9237. Acesso em: 17 jun. 2021.

MOURA, Manuel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In.: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. Perdizes: Cortez, 2011. p. 81-97.

NASCIMENTO, Maria D’ajuda Vasconcelos. O LÚDICO E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS LÓGICOS MATEMÁTICOS EM UMA SALA DE QUATRO ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 64 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19754. Acesso em: 17 jun. 20121.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, p. 1166-1176. 10 jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/1059. Acesso em: 13 abr. 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva; SILVA, Robespierre Cocker Gomes da; QUISSUMBI JUNIOR, Venancio. O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Psicologia & Saberes, Maceió, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016. Disponível em: O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Acesso em: 13 abr. 2021.

RICCETTI, Vanessa Pugliese. Jogos em grupo para educação infantil. Educação em Matemática, São Paulo, ano 8, n. 11, p. 19-25, dez. 2001.

SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no Ensino da Matemática. In: II BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA,, 1., 2004, Bahia. Anais [...] . Bahia: 2004. p. 1-19. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Matiko.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

SILVA, Mônica Soltau da. Clube de Matemática: jogos educativos. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Camarozano, A. F., & Strozi, R. (2021). Desenvolvimento matemático na educação infantil com a utilização de jogos e brincadeiras. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202119. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12041