CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: perspectiva de estudantes de uma universidade baiana

Autores/as

Palabras clave:

Enfermagem, Extensão Universitária

Resumen

INTRODUÇÃO: Nas universidades públicas, o ensino, a pesquisa e a extensão são os três pilares fundamentais da missão acadêmica .METODOLOGIA: Trata de um relato de experiência analítico, na perspectiva de estudantes, sobre o impacto da extensão na formação dos graduandos de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia de Senhor do Bonfim. RESULTADOS E DISCUSSÃO:Estas atividades de extensão surgiram a partir da necessidade de uma população vulnerável à qual sofre vários descasos e invisibilidade.A LEGS se constitui como um projeto de extensão e suas ações são desenvolvidas em turnos diferentes das ações de ensino. Se aproxima de temáticas polêmicas na sociedade, como violências, pensamento interseccional, cultura, sexismo, misoginia, homofobia, entre outros. Os estudos possibilitam que os estudantes instrumentalizem argumentos e saberes. CONCLUSÃO:Conclui-se que as ações extensionistas contribuem de forma positiva para a formação em enfermagem, sendo possível dentro do projeto desenvolver atividades que enriquecem na construção do conhecimento dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei n.10.172, 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 10 jan. 2001.

FREITAS, Taísa de Paula Paiva et al. Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem. Rev. enferm. UFSM, p. 307-316, 2016.

GROLLMUS, Nicholas S.; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em:< https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/download/2207/3810/. Acesso em: 24 de nov 2023.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; DA CRUZ SILVA, Maria Batista. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

OLIVEIRA, L. DA S.; CURI, P. L. Formação profissional, experiência e dialogicidade no contexto universitário: relato de uma experiência extensionista em educação feminista. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 15, n. 4, p. 1–18, 1 dez. 2020.

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Oliveira, S., Lima de Oliveira Santos, J. B., Pereira dos Santos, M., & da Silva Santana , S. (2024). CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: perspectiva de estudantes de uma universidade baiana . Encontro De Discentes Pesquisadores E Extensionistas, 2(1). Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/edpe/article/view/19185

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.