EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE DIREITO DA UNEB

Auteurs-es

  • Aline Lima Castro dos Anjos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Carlos Joaquim Garcia Bueno Universidade do Estado da Bahia
  • Marcelo Santos Passos Universidade do Estado da Bahia
  • Ariel Gustavo Letti Universidade do Estado da Bahia

Mots-clés :

Censo Ensino Superior, Indicadores, Evasão, Retenção

Résumé

Introdução: O aumento da demanda por mão de obra especializada no mercado de trabalho e a concepção de programas estudantis fomentados pelo Estado nos anos recentes fez com que crescesse a busca por vagas em instituições de nível superior brasileiras. Assim, a certificação de ensino superior é uma meta almejada por parte significativa da população (POCHMANN, 2014; PEREIRA, 2019; MORAES; PASQUALLI; SPESSATTO, 2021). Os frequentes avanços da tecnologia contribuem para o alcance dessa meta e sua concretização, fato observado por meio da evolução do número de alunos ingressantes em cursos de graduação durante o período de 2011 a 2020, que passa de 2.346.695 para 3.765.475 considerando o limiar do período citado, demonstrado no Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2020 (INEP, 2022). Ambos os fatores relacionam-se com tal evolução à medida em que se democratiza o acesso ao ensino superior através de políticas públicas as quais promovem o aumento de oportunidades de acesso a este nível de ensino para aqueles que, historicamente, têm menos chances de ingressar na educação superior por pertencerem a uma classe social de estrato inferior (DUBET, 2015; HERINGER, 2018). Além disso, o referido censo também apresenta o crescimento geral do número de concluintes durante o período analisado que passa de 1.016.713 para 1.278.622 alunos. Contudo, tal censo também expõe a queda no número de concluintes da modalidade presencial (de 2012 a 2014 e de 2018 até 2020), situação cada vez mais comum no ensino superior. Inúmeras são as causas de desistência/abandono/evasão ou da retenção de estudantes na educação superior, tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas. Ainda, a retenção pode ser considerada como uma abertura para a evasão (SILVA; FARIAS, 2017; ARAÚJO; MARIANO; OLIVEIRA, 2021). Entende-se por retenção a situação do aluno que ainda não concluiu o curso em tempo mínimo e mantém-se matriculado na universidade até completar o prazo máximo para sua conclusão (SILVA; FARIAS, 2017; ARAÚJO; MARIANO; OLIVEIRA, 2021). Sendo o atraso na conclusão fator que representa uma perda social, o indivíduo em situação de retenção não se beneficia com os possíveis rendimentos garantidos a um graduado, resultando, desta maneira, na redução de profissionais no mercado de trabalho (ARAÚJO; MARIANO; OLIVEIRA, 2021). Dentre os fatores relacionados à retenção, destacam-se aqueles ligados à realização de atividades acadêmicas, bem como a falta de apoio institucional e financeiro ao estudante. Há também fatores relacionados ao ambiente pessoal e familiar, assim como questões de saúde ou de compromisso com terceiros. Ocorrem ainda problemas quanto à insegurança com o mercado de trabalho e a falta de identidade com o curso, além das dificuldades provenientes das diferentes modalidades e metodologias de ensino e de avaliação. Logo, pode-se considera que estes fatores contribuem com a retenção do discente no curso, não conseguindo, assim, concluí-lo em tempo regular (SILVA; FARIAS, 2017; ARAÚJO; MARIANO; OLIVEIRA, 2021). Em 2015, o Censo do Ensino Superior, realizado também pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2018) destaca a desistência do curso de ingresso. Segundo o então ministro da educação Mendonça Filho e a então presidente do INEP, Maria Inês Fini, tal abandono está associado às fragilidades do Ensino Médio que pouco oportuniza vivências associadas a cursos no ensino superior, desestimulando, desta forma, a permanência do aluno por este não ter tido a experimentação de ações projetadas para o Ensino Superior durante a última etapa da Educação Básica (BRASIL, 2016). Neste sentido, é considerada evasão quando o estudante sai definitivamente da instituição sem a respectiva conclusão (SILVA; FARIAS, 2017). Alguns estudos associam a evasão aos primeiros períodos dos cursos sendo reforçada pela metodologia utilizada pelos professores, a qual, em muitas situações, não se enquadra nas expectativas pessoais e no modelo de vida dos estudantes (SILVA; FARIAS, 2017; INEP, 2022). Objetivo: Calcular os indicadores de evasão e retenção dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no período de 2010 a 2020. Para isso será necessário primeiramente mapear estudos que avaliam a performance dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Direito e identificar por meio destes estudos quais são os critérios de cálculo dos indicadores que direcionam para estes resultados. Metodologia: O desenvolvimento do projeto ocorre com o trabalho de alunos que compõem uma equipe multidisciplinar, ou seja, alunos de diferentes cursos de graduação, (Licenciatura em Língua Inglesa, Bacharelado em Ciências Contábeis e Direito). Inicialmente, com o objetivo de obter palavras chaves para a busca de dados que correspondam ao lapso temporal de 2010 a 2020 será realizada a revisão sistemática de trabalhos acadêmicos que abordam temas relacionados à retenção, evasão e performance dos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Direito e afins. Dado isso, uma das abordagens adotadas baseia-se na procura de microdados relevantes e no posterior tratamento desses com os softwares livres Python e R, os quais possuem inúmeras ferramentas para análise e tratamento de dados estatísticos. Por meio de tal tratamento será realizada a reunião, síntese e transformação dos dados em formatos que possam ser facilmente utilizados pela Gestão Pública e pela sociedade civil em geral como norteador de políticas públicas de ensino indicador de resultados. Dentre as formas que facilitam a divulgação dos microdados encontram-se de maneira descritiva a utilização de tabelas e gráficos gerados com os pacotes da linguagem R e Python, além da análise destes de forma qualitativa. Resultados: Projeto encontra-se em fase inicial, já foi aprovado no âmbito da Iniciação Científica da UNEB (com duas bolsas de monitoria e uma monitoria voluntária). Espera-se com este trabalho a realização de uma revisão sistemática acerca da retenção, evasão e performance dos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Direito da UNEB entre o período de 2010 a 2020. Também, é esperado que, ao final do projeto, sejam produzidos indicadores sobre a evasão e retenção no ensino dos cursos estudados. Tais indicadores, após calculados e analisados, servirão à gestão dos cursos e departamentos como norteadores na tomada de decisão e também servirão como métrica para os resultados de políticas públicas de ensino no Brasil. Com a criação de parâmetros sobre a situação da evasão nos cursos de graduação e da melhora da gestão ao consumir esses parâmetros, a comunidade em geral irá se beneficiar por meio da orientação ao uso mais eficiente dos recursos destinados. Além disso, espera-se ainda a qualificação dos discentes no âmbito da pesquisa acadêmica e o desenvolvimento de novas pesquisas. Conclusão: Dado o exposto, é notório que a utilização de indicadores tem o potencial de fornecer informações relevantes para a correta gestão das Universidades. A estatística é uma ferramenta baseada em dados que podem ser explorados para criação e desenvolvimento de uma administração moderna e ao considerar os resultados dela provenientes, a universidade poderá estabelecer estratégias para que a retenção de alunos não venha a ocasionar a evasão, uma vez que ambas associam-se. Além do foco na gestão dos cursos de graduação, à medida em que estimula o pensamento científico e a consciência social, o presente estudo contribuirá no desenvolvimento dos bolsistas enquanto cidadãos acerca da situação de retenção e evasão no ensino superior no lócus de estudo enquanto interagem com a comunidade. Ademais, poderá contribuir para a formação do perfil de pesquisador desses estudantes os quais poderão atuar em outras pesquisas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Aline Lima Castro dos Anjos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Ciências Humanas Campus IV Jacobina. Pós graduada em Gestão em Saúde Pública pelo Instituto Pró Saber/Universidade Cândido Mendes. Curso Técnico de Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Jacobina (2022). Está cursando Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia DCH IV. Exerceu funções de monitora de classe no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães/Jacobina (2006) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Trabalhou no setor de Recursos Audiovisuais da UNEB/Campus IV Jacobina (2009-2011). Desenvolveu atividades como professora estagiária de ensino fundamental II e EJA no Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães/Jacobina (2012) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e como acompanhante de uma aluna cega durante 04 anos. Foi gerente administrativa do Posto Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC Jacobina (2015-2017). Atualmente trabalha na área de correções de trabalhos acadêmicos, além de prestar assessoria a uma professora universitária e enfermeira. 

Carlos Joaquim Garcia Bueno , Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Membro associado da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED). Membro organizador da Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão do Vale do São Francisco.

Marcelo Santos Passos , Universidade do Estado da Bahia

Ex-bolsista do projeto - Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência. Tenho fluência em inglês e conhecimentos avançados sobre análise de dados, dashboarding e RPA. Procuro sempre me esforçar para ser um destaque entre a equipe a fim de atingir sucesso profissional e eventualmente subir na hierarquia da instituição em que atuo.

Ariel Gustavo Letti , Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Desenvolvimento Econômico (2019) pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE / UFPR). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (2010) e bacharel em Ciências Econômicas (2005) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGDRA / UNIOESTE / Campus Toledo). Professor assistente (desde 2011) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Economia e Estatística, atuando recentemente nos seguintes temas: Economia da Educação, Análise de Eficiência, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional. 

Références

ARAÚJO, A. C. P. L.; MARIANO, F. Z.; OLIVEIRA, C. S. Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], v. 29, n. 113, p. 1045-1066, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902255. Acesso em: 14 out. 2022.

BRASIL. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Portal MEC. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro. Acesso em: 16 out. 2022.

DUBET, F. QUAL DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?. Caderno CRH, v. 28, n. 74, p. 255-266, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792015000200002. Acesso em: 20 out. 2022.

HERINGER, R. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Rev. bras. orientac. prof., Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7-17, jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902018000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2015.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020. Brasília: INEP, 2022. [recurso eletrônico]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.

MORAES, N. J.; PASQUALLI, R.; SPESSATTO, M. B. Juventudes, educação e mercado de trabalho: um ensaio teórico. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2021. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/189/197. Acesso em: 20 out. 2022.

PEREIRA, R. B. Expansão universitária e mercado de trabalho: consequências no campo do Direito. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 49, n. 171, p. 34-58, jan. 2019. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000100034&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 20 out. 2022.

POCHMANN, M. Brasil: segunda grande transformação no trabalho?. Estudos Avançados [online], v. 28, n. 81, p. 23-38, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142014000200003. Acesso em: 20 out. 2022.

SILVA, G. S.; FARIAS, M. S. B. Retenção e evasão no contexto da expansão do ensino superior: o caso do curso de engenharia de alimentos da URFB. Seminário Nacional Universitas, 25, 2017, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília: Rede Universitas, 2017. 13 p. Eixo: Acesso e Permanência na Expansão da Educação Superior. Disponível em: https://www.ufpb.br/nepes/contents/documentos/trabalhos-publicados-em-anais/retencao-e-evasao-no-contexto-da-expansao-do-ensino-superior-o-caso-do-curso-de-engenharia-de-alimentos-da-ufpb.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

Publié-e

2022-11-14

Comment citer

Lima Castro dos Anjos, A., Carlos Joaquim Garcia Bueno, Marcelo Santos Passos, & Ariel Gustavo Letti. (2022). EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE DIREITO DA UNEB. Encontro De Discentes Pesquisadores E Extensionistas, 1(01), e202205. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/edpe/article/view/15424