Estudo comparativo dos planos municipais de educação dos núcleos regionais do Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina.
Keywords:
extensão, ensino, pesquisa, educação, Plano Municipal de Educação, Plano Nacional de EducaçãoAbstract
Introdução: Com o intuito de vivenciar o propósito de ensino, pesquisa e extensão do “ser universidade’’, o projeto de monitoria de extensão “Estatística 'prá quê'? Subsidiando informações para o acompanhamento dos Planos Municipais Educação (PME) do território de identidade do Piemonte Norte do Itapicuru” (o Piemonte da Diamantina foi incluído no projeto durante sua execução) proporciona a realização de atividades interdisciplinares entre áreas do conhecimento bem como na esfera da educação, da política e das ciências sociais nas quais se desenvolvem sistemas como o sistema nacional, estadual e municipal de educação. Nesta perspectiva de expandir o ensino, a pesquisa e a extensão, busca-se o aprimoramento intelecto pessoal quanto a capacidade dos discentes de reunir e organizar dados e expor de maneira clara as informações sobre os resultados obtidos. Além disso, possibilita-se alcançar a razão social da pesquisa com o compartilhamento geral das conclusões dos estudos de cada Plano Municipal de Educação. Neste caso, a secretaria de educação de cada município poderá ter acesso aos dados dos respectivos PMEs juntados em tabelas e gráficos, tornando possível a análise e comparação de dados que possam expor o compromisso destes PMEs com cada uma das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Desta maneira, por meio destes mecanismos de exposição de dados, além de verificar-se a execução dos PMEs de cada município ainda será viável a conferência e comparação de metas estabelecidas e já atingidas por todos os municípios da região do Itapicuru Norte do Itapicuru e do Piemonte da Diamantina. Objetivos: Contribuir para o acompanhamento e avaliação do Planos Municipais de Educação do território de identidade do Piemonte Norte do Itapicuru no período de 2014-2021. Elaborar relatórios municipais com os indicadores educacionais a serem considerados pelas equipes municipais. Disponibilizar tais informações para as equipes municipais de acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Atender as demandas de cálculos de indicadores específicos para determinados municípios.Possibilitar às/aos estudantes de graduação articulação entre teoria e prática da estatística e de seu uso, para facilitar às/aos estudantes da graduação a produção de conhecimentos resultantes do confronto com as demandas sociais. Procedimentos metodológicos: Adotou-se inicialmente o método de análise qualitativo com base em pesquisa documental para localização e obtenção do material necessário para a execução do projeto . Portanto, na primeira etapa, foi realizada a busca, leitura e observação de dados referentes ao Plano Nacional de Educação, destacando seus objetivos e metas estabelecidas aos estados e municípios para o decênio 2014/2024. Outrossim, de mesma maneira estudou-se os destaques do Plano Estadual de Educação do Governo do Estado da Bahia, além dos Planos Municipais de Educação do NTE 25, Piemonte Norte do Itapicuru, com sede em Senhor do Bonfim/BA e do NTE 16, Piemonte da Diamantina com sede em Jacobina/BA. Tal pesquisa foi realizada de diversas maneiras, ou seja, preliminarmente fez-se a busca dos PMEs via Diário Oficial e Portal da Transparência de cada município em estudo, sendo possível localizar grande parte destes. Na segunda etapa, via e-mails ou telefones oficiais, deu-se continuidade na busca e na tentativa de contato com as secretarias municipais de educação dos municípios nos quais não logrou-se êxito na busca digital dos PMEs, tendo resposta positiva por boa parte dos secretários nesta segunda tentativa, onde finalizamos a busca da grande maioria dos Planos Municipais de Educação dos municípios pertencentes às regiões anteriormente citadas. Na terceira etapa, por conseguinte, extraiu-se as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e alicerçando-se nessas metas efetivou-se a comparação com as metas e objetivos instituídos por cada município em seus Planos Municipais de Educação, de acordo com as particularidades dos contextos políticos e sociais de cada microrregião. Resultados: No decorrer do projeto, obtivemos os seguintes resultados; na primeira etapa, identificamos os municípios das duas regiões adeptos do plano municipal de educação e, a partir dessas informações, foi elaborada uma tabela identificando os municípios com nomes dos secretários e contatos. A primeira tabela foi utilizada na segunda etapa para contatar as secretarias de educação dos respectivos municípios. Essa comunicação foi estabelecida via WhatsApp e e-mails obtidos na etapa anterior, sendo que nessa fase obtivemos respostas da maioria das secretarias de educação. Nas demais, foi necessário recorrer a pesquisas diversas pelos portais da transparência e diários oficiais dos municípios, assim, encontramos os documentos oficiais dos Planos Municipais de Educação de todos os municípios adeptos ao PME. Nesta etapa, foi possível identificar alguns municípios do Piemonte Norte do Itapicuru sem plano municipal de educação ou que não foram encontrados, sendo eles; Campo Formoso e Antônio Gonçalves. Na terceira etapa, após conseguir os documentos oficiais dos planos municipais de educação, partimos para a fase de comparação das metas dos PMEs com o plano nacional de educação, a fim de descobrir se existem metas municipais diferentes do PNE e quais são elas. Considerações finais: O presente estudo atingiu seus objetivos iniciais por meio da elaboração de relatório parcial com a apresentação de dados gerais referentes aos planos municipais do territórios do Piemonte da Diamantina e do Norte do Itapicuru. Logo, este projeto alcançou com êxito seus objetivos iniciais com a disponibilização de informações elaboradas estatisticamente e necessárias para o acompanhamento dos Planos Municipais de Educação de cada região e seus municípios. Além disso, possibilitou aos estudantes envolvidos a experiência prática de vivenciar o uso da estatística aplicada às demandas sociais das regiões em estudo. Além disso, possibilitou aos estudantes envolvidos a experiência prática de do uso da estatística aplicada.
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References
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