RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE CRIANÇAS CEGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14569348

Palavras-chave:

Ciências, Materiais Didáticos, Crianças cegas

Resumo

O ensino da disciplina de Ciências no ensino fundamental em sua maior parte requer referências visuais, contudo, ao ter uma pessoa com deficiência visual em sala de aula, é necessário que se elabore novos métodos para que o conhecimento não seja restrito. Assim, é importante que haja estudos sobre a utilização dos recursos didáticos adaptados por meio de Tecnologias Assistivas no ensino de ciências para estudantes com cegueira. O objetivo deste trabalho é mostrar como está sendo oferecido o ensino de ciências, quanto à utilização de recursos didáticos para estudantes cegos, nas escolas da rede pública municipal da cidade de Petrolina-PE. Este estudo configurou-se dentro da pesquisa de campo com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes cegos do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, além disso, foi realizado visitas às escolas para identificar os materiais disponíveis para trabalhar com estudantes cegos. As dificuldades encontradas concentram-se na carência de recursos adaptados e de formação na área visual. Outro destaque normovisual refere-se à carência de profissionais melhor preparados para o Atendimento Educacional Especializado-AEE na área visual, para utilização dos recursos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Sirlene Caxias da Costa, Instituição: Rede Estadual de Educação de Pernambuco e Rede Municipal de Educação de Petrolina

Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH, UNEB. Habilitação em Pedagogia (UPE), Especialização em Psicopedagogia (UPE), Especialização em Educação Especial (UFC), Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na área visual. Atualmente trabalha na rede Estadual de Educação de Pernambuco e na rede Municipal de Educação de Petrolina. Formadora na área de Tiflologia nas modalidades de Braille, Sorobã, Informática com programas de voz e Atividade da Vida Autônoma.

Selma Mota do Carmo, Universidade do Estado da Bahia

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH - UNEB. Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996) com Especialização em Psicopedagogia pela FACINTER. Professora da rede pública Estadual de Pernambuco - Coordenadora do projeto escolar Paraesporte no Centro Interescolar de Educação Física e Desporto de Petrolina-PE.

Carlos Alberto Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Ciencias Biológicas (UPE), Especialista em Biologia Animal (UFPE), Mestre em zoologia (UESC), Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

Artur Gomes Dias Lima, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz. Docente em Ecologia Médica e Orientador do Programa de Pós Graduação em Ecologia Humana - PPGECoH da Universidade do Estado da Bahia. Sócio e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana - SABEH. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica. Curador da Coleção Entomológica Mangabeira Sherlock. Tem experiência na área de Zoologia Médica, Entomologia Médica e Parasitologia Geral. Estudioso em impactos ambientais e doenças transmitidas por vetores.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

CAXIAS DA COSTA, S.; MOTA DO CARMO, S.; SANTOS, C. A. B.; GOMES DIAS LIMA, A. RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE CRIANÇAS CEGAS. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 10, n. 13, p. 20–37, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14569348. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/22620. Acesso em: 8 jan. 2025.