RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE CRIANÇAS CEGAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14569348Palavras-chave:
Ciências, Materiais Didáticos, Crianças cegasResumo
O ensino da disciplina de Ciências no ensino fundamental em sua maior parte requer referências visuais, contudo, ao ter uma pessoa com deficiência visual em sala de aula, é necessário que se elabore novos métodos para que o conhecimento não seja restrito. Assim, é importante que haja estudos sobre a utilização dos recursos didáticos adaptados por meio de Tecnologias Assistivas no ensino de ciências para estudantes com cegueira. O objetivo deste trabalho é mostrar como está sendo oferecido o ensino de ciências, quanto à utilização de recursos didáticos para estudantes cegos, nas escolas da rede pública municipal da cidade de Petrolina-PE. Este estudo configurou-se dentro da pesquisa de campo com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes cegos do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, além disso, foi realizado visitas às escolas para identificar os materiais disponíveis para trabalhar com estudantes cegos. As dificuldades encontradas concentram-se na carência de recursos adaptados e de formação na área visual. Outro destaque normovisual refere-se à carência de profissionais melhor preparados para o Atendimento Educacional Especializado-AEE na área visual, para utilização dos recursos em sala de aula.
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