A CARTOGRAFIA SOCIAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO RACIAL
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14547813Palavras-chave:
Cartografia Social, Letramento Racial, Formação de Professoras, GeografiaResumo
O artigo discute o resultado pedagógico da Cartografia Social do Povo Guerém de Tukum Mirim, Valença, Bahia, projeto de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024 no âmbito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus V, em Santo Antônio de Jesus, através do Grupo de Pesquisa GEOREDE e envolvendo o Coletivo Indígena Guerém Tukum Mirim, estudantes de licenciatura em Geografia do Campus e a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana. Tem como objetivo avaliar o impacto do projeto no letramento racial de estudantes de licenciatura em Geografia da UNEB Campus V, bem como em sua formação crítica. Para tanto, analisou a participação das estudantes durante as etapas de desenvolvimento do projeto (pré-campo, campo e pós-campo), bem como suas produções acadêmicas decorrentes. Por fim, analisou os relatos de experiências das participantes após o término do projeto. A proposta, que consistiu em uma pesquisa ação para a elaboração colaborativa da Cartografia Social do Povo Indígena Guerém da Aldeia Tukum Mirim, Valença, Bahia, foi realizada com a participação de monitoras voluntárias e operacionalizada através de saídas de campo, metodologia que proporcionou um aprofundamento do olhar geográfico quanto às problemáticas socioespaciais presentificadas no território étnico Guerém. Ficou evidenciado que o aprendizado com os povos tradicionais, bem como a vivência da tríade universitária em campo e em uma perspectiva crítica contribuiu para o letramento racial e a formação de professoras de Geografia socialmente comprometidas.
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