Concepção do Sagrado na Perspectiva Ambiental e a Relação Humano/Não-Humano em Bichos, de Miguel Torga e Vidas Secas de Graciliano Ramos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10475359

Palavras-chave:

Humano, Sagrado, Meio ambiente

Resumo

O texto traz algumas observações sobre as perspectivas ambientais nas obras Bichos, de Miguel Torga e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, tentando ver como se revela a concepção de sagrado nessas obras, especialmente através do conto Jesus, da obra torguiana e do episódio Inverno de Vidas Secas. Contamos com o embasamento teórico e crítico de estudos literários, teológicos, ambientais e filosóficos e pudemos observar que os textos aludem ao sagrado através de simbologias representadas pela natureza externa e pelo comportamento e ações humanas em relação ao não-humano, e que as obras, cada uma a sua maneira, trazem a inserção do homem em si mesmo, chama-o a olhar para sua maneira de ver a vida e, principalmente, de vivê-la consigo e com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e Teologia: Aproximações. São Paulo: EDUSC, 2001.

BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Educação ambiental e Literatura: a contribuição das ideias de Otávio Paz. In BARCELOS, Valdo Hermes de Lima; NOAL, Fernando Oliveira. (orgs.) Educação ambiental e cidadania - cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul:

EDUNISC, 2003.

BERGER, Peter L. & LUCKMANN, Thomas. Modernidade, Pluralismo e Crise de sentido. Petrópolis: Vozes, 2004.

BÍBLIA. GBiblia por Gospel: Gálatas 3:28. Disponível em: <http://biblia.gospelmais.com.br/galatas_3:28/>. Acesso em: 12 de mar. de 2015.

CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica. 2 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FROMM, Erich. O Dogma de Cristo e outros ensaios sobre religião, psicologia e cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Record, 1999.

RESENDE, Kellen Millene Camargos REVELLI Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas. v. 1, n. 1, março de 2009.

SILVA, Eli Brandão da. O Nascimento de Jesus Severino como revelação da esperança: Leitura na ponte entre teologia e literatura. Campina Grande: UEPB, 2008.

TILLICH, Paul. Dinâmica da Fé. São Leopoldo-RS: Sinodal, 1996

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. Jaci C. São Bernardo do Campo: Aste.[2000?]

TORGA, Miguel. Bichos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996

Downloads

Publicado

2023-12-30