E a Minha História, Quem Vai Contar? (Re) Descobrindo as Memórias que Entrelaçam o Pertencimento Étnico-Territorial do Povo Guerém com a Comunidade Tukum Mirim, Valença-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10475385

Palavras-chave:

Povo Guerém, Territorialidade, Pertencimento étnico-territorial, Tukum Mirim

Resumo

O texto busca debater, analisar e avaliar os dilemas e entraves que interferem no processo de reconhecimento e pertencimento étnico-territorial da comunidade Tukum Mirim com o povo Guerém, localizada em Valença – BA. Ambas têm como prática cotidiana as territorialidades indígenas, observando e narrando as características que remetem a uma identidade ancestral na contemporaneidade. Para tais análises e debates decorreu a realização de uma pesquisa autobiográfica de cunho qualitativo: a pesquisa de campo foi desenvolvida em formato de entrevistas semiestruturadas na comunidade Tukum Mirim e oficinas temáticas em duas escolas públicas: Escola Municipal do Jiquiriçá, localizada na comunidade do Jiquiriçá e o Colégio Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus situado na comunidade do Bonfim. O trabalho se organiza em uma proposta decolonial, para tanto, a escrita se estrutura na circularidade do corpo-território e as seções estão organizadas no processo de ritualística do Toré, prática cultural e ancestral dos povos originários a exemplo do povo da etnia Guerém.

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Biografia do Autor

Demison dos Santos Nascimento

Indígena comunidade Tukum Mirim do povo Guerém, Educador social e Roceiro. Licenciando em Geografia. Atua na pesquisa da lei 11.645/2008 no ensino da Geografia, Membro do Coletivo Étnico-Cultural Patrimônio Aldeia Distrito Guerém, Membro do Grupo de Pesquisa Cartografias das (Geo)Grafias Experienciadas, Ensinadas e Aprendidas - GEOREDE, Membro e coordenador territorial do Fórum de Educação do Campo do Baixo Sul da Bahia, Membro do AFROUNEB. Foi monitor e coordenador na comissão Política Pedagógica - Formação Docente: Desafios e Possibilidades do Fazer Pedagógico à Luz da Lei 11.645/2008 no Contexto do Distrito Guerém, Valença-BA. Promovido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM - UFRB), realizado em 2021. Foi palestrante na mesa de abertura - Diálogos com Pesquisadores: Interculturalidade Crítica na Educação Guerém, projeto - Tecendo Identidades Culturais Através da Educação (Prêmio Maestro Barrinha II - Premiação Aldir Blanc). Atuação na organização do Projeto - Decolonizando o Guerém e Mediador da mesa - Conjuntura Sobre Lutas e Resistência dos Povos Indígenas na Bahia e no Brasil, realizado pelo Coletivo Étnico-Cultural Patrimônio Aldeia Distrito Guerém. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica, EDITAL 24/2022, Subprojeto O ensino da Geografia: tecendo saberes e fazeres para uma educação emancipatória. Foi palestrante no projeto Historicidade do município: Indígena, Caiçaras, Ribeirinhos e Marisqueiras, organizada pela secretaria Municipal de Valença-BA. Organizador do projeto Aldeando a Educação: Ancestralidade, culturas e memórias indígenas, em parceria com o grupo de pesquisa GEOREDE, COLGEO e Coletivo Indígena Guerém. Realizou o Curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacional, Organizado pela Universidade Federal do Ceará. Experiência como auxiliar de secretaria escolar Escola Municipal Professora Maria Augusta Lopes Ferreira, experiência na área da docência Escola Municipal Aurea Chamusca, Escola Municipal Maria Pessoas Salesrealização de cursos técnicos - Auxiliar administrativo, Auxiliar de escritório, Operador de caixa, Conhecimentos bancários. 

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

DOS SANTOS NASCIMENTO, D. E a Minha História, Quem Vai Contar? (Re) Descobrindo as Memórias que Entrelaçam o Pertencimento Étnico-Territorial do Povo Guerém com a Comunidade Tukum Mirim, Valença-BA. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 122–156, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10475385. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/19520. Acesso em: 22 dez. 2024.