Meio Ambiente e Ecologia Humana em Diálogo e Perspectivas no Nordeste Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10475269

Palavras-chave:

Cultura, Educação ambiental, Humano e não humano

Resumo

O estudo apresenta um olhar panorâmico sobre alguns aspectos do Nordeste brasileiro no intuito de evidenciar perspectivas da Ecologia Humana de modo que se emerjam fatores essenciais dos espaços nordestinos sob o prisma da relação humano-natureza. Desse modo, traz-se uma breve explanação sobre os povos originários, especialmente dos estados BA, PE, AL; uma invocação ao olhar para espécies em extinção, a exemplo da arara-azul-de-lear e a concepção de ecopertencimento. O trabalho se fundamenta em narrativas do vivido e concebido pelos autores e de uma pesquisa bibliográfica, abrangendo nuances socioculturais, socioambientais e educativas. Ao longo da pesquisa foi possível observar que não é bastante o ser humano pensar em preservar, mas se inserir no contexto natural tal como ser que é parte desse todo, só a partir do sentimento de pertencimento ao meio ambiente é que pode pensar o outro humano e não-humano como a si mesmo e cuidar por empatia, amor e cuidado e não apenas por um dever

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, UFCG / PPGECOH/UNEB

Doutor em Geografia, professor associado da UFCG, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana – PPGECOH/UNEB, associado da Sociedade brasileira de ecologia humana - SABEH, pesquisador do Grupo de pesquisa em Literatura, estudos culturais e socioambientais.

Maria do Socorro Pereira de Almeida, UFRPE - PPGECOH/UNEB

Doutora em Literatura e cultura, Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana – PPGECOH/UNEB, atual presidente da Sociedade brasileira de ecologia humana – SABEH e líder do Grupo de pesquisa em Literatura, estudos culturais e socioambientais.

Referências

BOFF, Leonardo. Ética e Ecoespiritualidade. Petropolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

CRUZ, Gabriela. Alô Bahia - Entenda o caso das araras que estão morrendo eletrocutadas no sertão baiano. (2022) Disponível em: https://aloalobahia.com/notas/entenda-o-caso-das-araras-que-estao-morrendo-eletrocutadas-no-sertao- Acesso em: 20/11/2023.

DIANA, Júlia. Tráfico de animais e comercialização (2022). Disponível em: https://www.todamateria.com.br/trafico-de-animais/. Acesso em 20/11/2023.

GASPARINI, Nicole Wey. O que o Brasil precisa fazer para pôr fim ao tráfico de espécies silvestres (2021), disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/12/09/o-que-o-brasil-precisa-fazer-para-por-fim-no-trafico-de-especies-silvestres.ghtml. Acesso em 20/11/2023.

GOV.BR. Ministério do Meio Ambiente – Instituto Chico Mendes (2022) Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/centros-de-pesquisa/povos-e-comunidades-tradicionais. Acesso em: 20/11/2023.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) censo 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=indigenas+censo+2020. Acesso em: 18/11/2023.

KRENAK, Ailton. A Vida não é Útil. São Paulo: Companhia das Letras; 2020.

LÓPEZ, Amazile; MARQUES, Juracy. Ecologia Humana em Ambientes de Montanha.In: MARQUES, Juracy; WAGNER, Alfredo: Ecocídio das Serras do Sertão. Vol. 1 Paulo Afonso: 2021; Editora SABEH

MARQUES, Juracy; Alfredo W. B. de Almeida, Luciano Menezes (Orgs.) Barrando Barragens: início do fim das hidrelétricas / - 2º Ed. - Manaus: UEA Edições/ PNCSA, 2018.

OLIVEIRA, E.G.S. Os indígenas Pankará, Rio São Francisco e a Barragem de Itaparica (Luiz Gonzaga): relações socioambientais no Semiárido pernambucano (1940-2010). Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

Downloads

Publicado

2024-01-12