Desafios e Oportunidades: Sustentabilidade e Educação Ambiental em Lagoa de Dentro, Ibipitanga - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10474712

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Impacto Ambiental, Combate as queimadas

Resumo

As conferências ambientais têm o potencial de promover mudanças positivas de atitude e oportunidades sobre as ações mitigadoras. Nesse contexto, as escolas desempenham um papel crucial na educação ambiental, integrando conhecimento à prática social. Este artigo explora a eficácia desse conceito, baseado na observação local, para analisar as realidades ambientais de forma abrangente. O objetivo foi identificar problemas cotidianos e propor ações específicas para resolver ou mitigar desafios. Para isso, uma revisão bibliográfica fundamentou a abordagem e metodologia. Na prática, foi conduzida uma conferência ambiental na Escola Municipal de Lagoa de Dentro - BA, conectando-a com as questões da comunidade. Os resultados mostraram que a conferência envolveu efetivamente alunos e professores, gerando conscientização e propostas para enfrentar problemas identificados. Concluímos que as conferências ambientais ancoradas na realidade local são valiosas para educar e engajar a comunidade escolar em questões ambientais urgentes. Seu poder transformador reside na capacidade de inspirar mudanças de atitude e ações práticas, promovendo um futuro mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Souza Nogueira, Doutora em Ciências Biológicas - Docente UNEB. Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

Doutora em Ciências Biológicas - Docente UNEB. Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

Referências

AZEVEDO, Aroldo de. Geografia do Brasil: Bases físicas, vida humana e vida econômica. 2ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1970.

BAHIA, Estado da. IV Conferência Estadual Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente: “A Educação Ambiental Como Promotora Da Cidadania Nos Territórios Da Bahia”. Guia De OrientaçãoNúcleos Territoriais De Educação. Salvador. Abril, 2022.

DIEGUES, A.C.S. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis - da crítica dos modelos aos novos paradigmas. S. Paulo em Perspec. 6(1/2): 22-9,1992.

Downloads

Publicado

2023-12-30