DESCORTINANDO O CÂNONE: MANEIRAS DE LER "A HORA DA ESTRELA" DE CLARICE LISPECTOR

Autores/as

  • Carina de Sousa Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Reginaldo Silva Araujo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Filismina Fernandes Saraiva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palabras clave:

Cânones, A Hora da Estrela, Clarice Lispector, Maneiras de Ler

Resumen

Consagrada por seus grandes clássicos, os reconhecidos cânones literários, a Literatura Canônica vislumbra o prestígio, mas também perpetua a não inclusão ao ocultar muitas obras no processo seletivo de canonização. Partindo dessa compreensão e fruto das reflexões de dois graduandos de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, o presente artigo emerge com os conhecimentos obtidos a partir do componente curricular “Cânones e Contextos na Literatura Brasileira”. No texto, apresentam-se leituras canônicas e desconstruções críticas: maneiras de ler A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Utiliza-se, para isso, como respaldo teórico primordial Reis (1992) e contribuições teóricas de Baccega (1998), Borges (2014), Bottomore (2001), Coutinho (2017), Freire; Teixeira (2015), Guattari; Deleuze (2003), Hall (2006), Jacomel (2008), Koontz (2018), Lexicon (1998), Masi; Amato (2009), Oliveira (c2020), Sá (2004) e Soares (2002). O trabalho objetiva apresentar uma nova “maneira de ler” a obra canônica A Hora da Estrela (1977), proposta por Reis (1992) a respeito do cânone literário. O artigo efetua, ainda, uma homenagem ao centenário da escritora Clarice Lispector. Para a construção do texto, empregou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com livros e artigos científicos que contemplam a temática em questão. Os resultados obtidos evidenciam que nas leituras de obras canônicas, bem como da novela de Lispector analisada, para além do deleite, devem ser observadas as complexidades que envolvem o processo de canonização literária com vistas ao seu questionamento e desconstrução crítica.

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Biografía del autor/a

Carina de Sousa Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduanda no curso de Letras, Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, VI semestre, da Universidade do Estado da Bahia, campus XXIII, departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. Foi monitora de ensino da disciplina Estudos Fonéticos e Fonológicos (2019-2020) e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) (2018-2020).

Reginaldo Silva Araujo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia, campus XXIII, departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Seabra (BA).

Filismina Fernandes Saraiva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Mestre em Crítica Cultural (UNEB). Orienta bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação à Docência. Atua principalmente nas áreas de Literatura Afro-brasileira e Baiana.

Citas

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Publicado

2021-02-21