Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Discentis tem por finalidade divulgar trabalhos científicos de alunos de graduação e professores da graduação, mestrado ou doutorado devidamente matriculados em instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa.
A revista tem caráter multidisciplinar (todas as temáticas são bem vindas) e multimoal (são aceitos diversos formatos).
Processo de Avaliação pelos Pares
Antes de serem enviados aos pareceristas (membro da Conselho Editorial) para avaliação, os trabalhos passam por análise, para verificação da adequação aos objetivos e à política editorial da Revista Discentis, formato de apresentação de artigos e potencial de publicação.
O processo de avaliação dos trabalhos submetidos utiliza revisão por pares cega entre os membros do Conselho Editorial. Dessa forma, as avaliações são realizadas em sistema de dupla revisão, em que se assegura o anonimato dos autores e, de igual modo, mantém-se o sigilo da identidade dos pareceristas aos respectivos autores.
Caso não haja disponibilidade entre os membros da Comissão Editorial da Revista para a avaliação de algum trabalho, este será encaminhado a pareceristas ad hoc da comunidade científica especializada.
Em caso de discordância entre os pareceristas (uma avaliação favorável e uma desfavorável), será indicado um terceiro parecerista.
Periodicidade
Periodicidade semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A Revista Discentis, fundada em 2012, é um periódico científico de publicação on line, inicialmente com a proposta de introduzir os estudantes de graduação dos Cursos de Letras e de Pedagogia nas discussões acadêmicas e socialização do conhecimento. Até então, com publicação anual, tornou-se semestral a partir de 2019.
Em novembro de 2024, o prof. Hebert Vieira Durães foi designado a coordenar equipe de reestruturação da revista, com a finalidade de modernizá-la, retomar seu fluxo ordinário e ampliar seu escopo e modalidades.