DO IMAGINÁRIO AO ESTEREÓTIPO: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE “DIVERTIDA MENTE”
Resumen
Este artigo tem o objetivo de analisar, pelo viés da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, do campo da Linguística, a construção dos cinco personagens principais na produção cinematográfica Divertida Mente (2015), que aborda as emoções-base do sistema límbico humano e as materializa, transformando a mente de uma menina em cenário principal. Para desenvolver esse objetivo, como pressupostos teóricos, serão utilizados alguns conceitos, como “representações sociais”, na visão de Serge Moscovici (1961) e Denise Jodelet (2002), da área da Psicologia Social, e “imaginário sociodiscursivo” e “estereótipo”, na perspectiva de Patrick Charaudeau (2016; 2017; 2018), da área da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Posteriormente, esses conceitos serão aplicados à caracterização dos cinco protagonistas do filme da Pixar, a fim de se exemplificar, de maneira prática, a utilização das três teorias. Como metodologia, haverá o estudo do escopo teórico e, na sequência, a aplicação dele ao corpus, configurando a análise. Como resultados, espera-se, traçando um paralelo entre a Psicologia Social e os Estudos de Linguagem, mostrar como as representações sociais engendram os imaginários sociodiscursivos — que permeiam a obra cinematográfica — e como os estereótipos prevalecem na narrativa verbo-visual-sonora, de modo a ratificar as ideias e facilitar a compreensão de um tema tão abstrato como os sentimentos humanos.Descargas
Citas
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