ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO VOLUNTÁRIO
Abstract
A proposta de ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) aqui apresentada surgiu como um projeto voluntário, cujo objetivo era ofertar o acesso à língua espanhola de modo gratuito aos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no distrito de Gardênia - Rancharia/SP. Como justificativa para a elaboração do curso pautamo-nos no acordo Mercosul (1991), na LDB (1996), na lei 11.161/05 e nas OCEM (2006). Além disso, contribuiu com o projeto as concepções de Sedycias (2005) sobre o enriquecimento profissional e pessoal ao se aprender uma nova língua estrangeira (LE), especificamente, o espanhol. Como metodologia utilizamos a abordagem qualitativa com base num estudo de caso (LUDKE e ANDRÉ, 2017). Entre os instrumentos de análise e caracterização das etapas de criação do referido projeto apresentamos: (a) os relatórios organizados nos dois anos de funcionamento do projeto; (b) as fotos das atividades realizadas e; (c) um questionário aplicado aos participantes. Nos resultados discutimos o interesse dos alunos em continuar seus estudos, a importância do professor como um agente motivador e da organização das aulas a partir de aspectos culturais dos países hispano falantes.Downloads
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