(RE)LEITURAS DE CHAPEUZINHO VERMELHO: O CONTO DE FADAS E A RECEPÇÃO DO LEITOR JOVEM
Abstract
Tendo como público-alvo o leitor jovem da fase inicial do Ensino Superior, esta pesquisa procurou investigar a recepção da leitura dos contos de fadas Chapeuzinho Vermelho que ele dispõe, levando em conta a importância que textos como este adquirem na dimensão pedagógica e nos aspectos que podem favorecer o desenvolvimento de um sujeito crítico reflexivo. O que leva a tal questionamento são interações sociais de que o indivíduo dispõe em uma rotina de leitura, influenciado pelos símbolos expressos nos contos de fadas. Para tanto esta pesquisa pautou-se na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979), em estudos sobre o conto de fadas, como o de Nelly Novaes Coelho (2000) e de Bruno Bettelheim (2002) e questões pertinentes acerca do papel formativo da literatura expostas por Antonio Candido (1972). A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma universidade pública ao Norte do Paraná com o objetivo de verificar o repertório de leituras e o horizonte de expectativas do leitor jovem universitário acerca do conto clássico Chapeuzinho Vermelho (2012), nas versões de Perrault e Grimm, e a eventual ruptura dessa expectativa através da releitura Uma Chapeuzinho Vermelho (2012), de Marjolaine Leray (2012). A partir de revisão literária e pesquisa de campo, foi possível perceber que o conto de fadas clássico faz parte do arsenal de leituras do jovem universitário, porém a releitura de Leray (2012) tende a romper com o horizonte de expectativas desse leitor e com isso ampliar sua visão de mundo e contribuir significativamente para sua formação enquanto sujeito crítico.Downloads
References
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a Formação do Leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRASIL. Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Dos Princípios e Diretrizes das Políticas Públicas de Juventude. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm>. Acesso em: 20 maio 2019.
CANDIDO, Antonio. A Literatura e a Formação do Homem. Ciência e Cultura. São Paulo, 1972.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: Símbolo, Mitos e Arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
GRIMM. Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/capuchinho_vermelho>. Acesso em: 28 out. 2018.
JAUSS, Hans Robert. A Estética da Recepção: colocações gerais. Tradução: Luiz Costa Lima e Peter Naumann. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Seleção, coordenação e prefácio de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LERAY, Marjolaine. Uma Chapeuzinho Vermelho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.
PERRAULT, Charles. O Capuchinho Vermelho. Tradução Francisco Gentil Vaz da Silva. Disponível em: <http://home.iscte-iul.pt/~fgvs/CV_Perrault.pdf.>. Acesso em: 29 out. 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta Revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumo a criação original do texto proposto e declaro conceder à Revista Discentis o direito de primeira publicação, permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Ao mesmo tempo, disponho de autorização da Revista para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado, bem como permissão para publicar em repositórios e/ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, a divulgação do trabalho e da Revista, assegurando repercursão e citação.