ANÁLISE DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Abstract
Tendo em vista os estudos acerca dos gêneros textuais, defendidos por Marcuschi (2005) e outros pesquisadores, o objetivo aqui proposto se funda a partir do questionamento de qual, ou quais, gêneros textuais são mais lidos na Escola Municipal Luiz Alves Barreto II, situada no município de Ibipeba-BA, a qual atende o ensino fundamental II. Realizamos um levantamento de dados sobre as obras lidas a partir da ficha que organiza a retirada e entrega dos livros da biblioteca pelos alunos. Concomitante a isso, investigamos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê estes estudos de gêneros textuais em sala de aula. Após o levantamento dos dados, catalogamos todas as obras lidas, segundo o seu gênero textual. Ao todo, foram catalogados 493 livros e 24 gêneros textuais, os quais alguns contaram com a “intertextualidade inter-gêneros”, conforme Ursula Fix (FIX, 1997, p. 97 apud MARCUSCHI, 2005, p. 31), ou “transmutação” de gênero, segundo Bakhtin (1997). Desse modo, foi notado que há gêneros mais lidos e menos lidos. Assim, foi possível refletir acerca dos estudos de gêneros textuais conforme a BNCC norteia. Os dados obtidos durante a pesquisa foram organizados e tabulados, abordando do gênero mais lido ao menos lido, a fim de uma melhor organização dos dados obtidos.
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