ANÁLISE DO CURRÍCULO: UM OLHAR DE TOMAZ TADEU DA SILVA E A INCLUSÃO DOS ESTUDOS ÉTNICOS RACIAIS

Authors

  • Náira de Jesus Nogueira Universidade do Estado da Bahia http://lattes.cnpq.br/0411610181474693
  • Alessandra Santos Freire Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Suely Santos Santana Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Abstract

No processo de formação do povo brasileiro, percebe-se influências de diversos povos e culturas, dentre estes, os povos de matrizes africanas, que contribuíram de forma significativa para a formação da sociedade brasileira e representatividade afrodescendente. Nos procedimentos educacionais vigentes, infere-se que ainda existem superficialidades nos conteúdos educacionais perante as questões étnico-raciais, uma vez que reforça a posição subalterna, estereotipada e desigual do negro na escola e consequentemente no meio social. O ensino brasileiro possui uma grande dificuldade em apresentar o negro e o afrodescendente como eminente e protagonista reforçando assim os aspectos culturalmente impostos no período colonial e propagando o desrespeito entre os seus pares. Diante disso, o objetivo deste trabalho é entender como se encontra o processo de formação do currículo e o cumprimento da lei 10.639/03, a qual determina que se inclua nos currículos escolares o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Para o desenvolvimento e elaboração deste trabalho é importante contemplar os estudos de Tomaz Tadeu da Silva (1999), que analisa a organização do currículo e a sua funcionalidade no meio escolar, demonstrando pontos que possibilitam o desenvolvimento eficaz da prática educativa, além de analisar as Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (1996) e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino. Posto isso, é vital discutir sobre as estruturas curriculares que envolvem o sistema educacional, uma vez que o professor é agente ativo e constante em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Náira de Jesus Nogueira, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda no curso de Letras Vernáculas, língua portuguesa e literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus V. Oriunda da cidade de Governador Mangabeira, Bahia. Já foi bolsista voluntária pelo Programa de Iniciação Científica da UNEB, também já participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Alessandra Santos Freire, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (DCH-CAMPUS V).  Destaco a minha participação como bolsista de iniciação cientifica pela Pró- Reitoria de Ações Afirmativas -PROAF. Atualmente participo como bolsista no projeto de monitoria e ensino Componente Curricular: Prática Pedagógica III.

Suely Santos Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia - Centro de Estudos Afro-Orientais, UFBA-CEAO,

References

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 2. ed. São Paulo: FTD, 2015 320 p.

BRASIL. Consolidação da Lei que torna obrigatório o ensino da história da África e da Cultura Afro-Brasileira. Decreto-Lei n°10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília-DF. Coletânea de Legislação.

BRASIL. Consolidação das Leis que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto-Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF. Coletânea de Legislação.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1988. 292 p.

CANDU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. São Paulo: Petrópolis, 2011.

MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História em debate. 3.ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013. 288 p.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 154 p.

Published

2019-08-06