ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO VOLUNTÁRIO

Autores

  • Edson Luis Rezende Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP Presidente Prudente

Resumo

A proposta de ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) aqui apresentada surgiu como um projeto voluntário, cujo objetivo era ofertar o acesso à língua espanhola de modo gratuito aos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no distrito de Gardênia - Rancharia/SP. Como justificativa para a elaboração do curso pautamo-nos no acordo Mercosul (1991), na LDB (1996), na lei 11.161/05 e nas OCEM (2006). Além disso, contribuiu com o projeto as concepções de Sedycias (2005) sobre o enriquecimento profissional e pessoal ao se aprender uma nova língua estrangeira (LE), especificamente, o espanhol. Como metodologia utilizamos a abordagem qualitativa com base num estudo de caso (LUDKE e ANDRÉ, 2017). Entre os instrumentos de análise e caracterização das etapas de criação do referido projeto apresentamos: (a) os relatórios organizados nos dois anos de funcionamento do projeto; (b) as fotos das atividades realizadas e; (c) um questionário aplicado aos participantes. Nos resultados discutimos o interesse dos alunos em continuar seus estudos, a importância do professor como um agente motivador e da organização das aulas a partir de aspectos culturais dos países hispano falantes.

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Biografia do Autor

Edson Luis Rezende Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP Presidente Prudente

Doutorando no curso de Educação pela UNESP de Presidente Prudente, Mestre em Educação, especialista em metodologia do ensino de línguas e licenciado em Letras. Atualmente é bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" da Unesp Presidente Prudente.

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos