FENÔMENOS LINGUÍSTICOS: DESVIOS FONO-ORTOGRÁFICOS E MORFOSSINTÁTICOS EMERGENTES NA ESCRITA DE ESTUDANTES

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Resumo

RESUMO

 

Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com base em textos escritos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, da rede pública municipal de Santo Antônio de Jesus, BA, com o objetivo de analisar fenômenos linguísticos - fono-ortográficos e morfossintáticos - indicadores de dificuldades no domínio da escrita padrão. Além de identificar e analisar os fenômenos mais recorrentes nas produções textuais, apresentamos reflexões acerca de como os desvios na escrita são tratados no ensino de Língua Portuguesa (LP) e categorizamos os dados conforme a natureza linguística, apontando suas possíveis motivações. A amostra foi analisada com base em estudos de  Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Bagno (2007), Silva (2015), entre outros não menos importantes, e provém de vinte e sete textos coletados durante as aulas de LP ministradas no Estágio Supervisionado III do curso de Letras Língua Portuguesa, realizado em 2018. Observou-se que, a maior parte das ocorrências identificadas é linguisticamente motivada, uma vez que, enquanto um padrão convencionado, o sistema ortográfico e as arbitrariedades da língua possibilitam algumas inadequações na escrita, aqui consideradas formas legítimas, naturalmente possíveis, ainda que não sejam autorizadas pela norma-padrão.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Fenômenos linguísticos. Desvios. Norma-padrão.

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Biografia do Autor

Rosânia Fagundes de Jesus, Universidade do Estado da Bahia - DCH Campus V

Estudante de Letras Vernáculas, Língua Portuguesa e Literaturas, da UNEB Campus V, desenvolvo pesquisa na área dos Estudos Linguísticos e áreas afins.

Gilce de Souza Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999). Especialista em Língua Portuguesa - Gramática- pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001) . Mestre em Letras e Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticas da Universidade Federal da Bahia (2009) e Doutora em Língua e Cultura pela mesma universidade (2014). Possui experiência na área de Letras com enfoque em Sociolingüística e Dialetologia e Sociolinguística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, sistema pronominal, português brasileiro, acusativo e ensino.

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Publicado

2019-08-06

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Seção

Artigos