FENÔMENOS LINGUÍSTICOS: DESVIOS FONO-ORTOGRÁFICOS E MORFOSSINTÁTICOS EMERGENTES NA ESCRITA DE ESTUDANTES
Resumo
RESUMO
Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com base em textos escritos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, da rede pública municipal de Santo Antônio de Jesus, BA, com o objetivo de analisar fenômenos linguísticos - fono-ortográficos e morfossintáticos - indicadores de dificuldades no domínio da escrita padrão. Além de identificar e analisar os fenômenos mais recorrentes nas produções textuais, apresentamos reflexões acerca de como os desvios na escrita são tratados no ensino de Língua Portuguesa (LP) e categorizamos os dados conforme a natureza linguística, apontando suas possíveis motivações. A amostra foi analisada com base em estudos de Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Bagno (2007), Silva (2015), entre outros não menos importantes, e provém de vinte e sete textos coletados durante as aulas de LP ministradas no Estágio Supervisionado III do curso de Letras Língua Portuguesa, realizado em 2018. Observou-se que, a maior parte das ocorrências identificadas é linguisticamente motivada, uma vez que, enquanto um padrão convencionado, o sistema ortográfico e as arbitrariedades da língua possibilitam algumas inadequações na escrita, aqui consideradas formas legítimas, naturalmente possíveis, ainda que não sejam autorizadas pela norma-padrão.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Fenômenos linguísticos. Desvios. Norma-padrão.
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