ANÁLISE DO CURRÍCULO: UM OLHAR DE TOMAZ TADEU DA SILVA E A INCLUSÃO DOS ESTUDOS ÉTNICOS RACIAIS
Resumo
No processo de formação do povo brasileiro, percebe-se influências de diversos povos e culturas, dentre estes, os povos de matrizes africanas, que contribuíram de forma significativa para a formação da sociedade brasileira e representatividade afrodescendente. Nos procedimentos educacionais vigentes, infere-se que ainda existem superficialidades nos conteúdos educacionais perante as questões étnico-raciais, uma vez que reforça a posição subalterna, estereotipada e desigual do negro na escola e consequentemente no meio social. O ensino brasileiro possui uma grande dificuldade em apresentar o negro e o afrodescendente como eminente e protagonista reforçando assim os aspectos culturalmente impostos no período colonial e propagando o desrespeito entre os seus pares. Diante disso, o objetivo deste trabalho é entender como se encontra o processo de formação do currículo e o cumprimento da lei 10.639/03, a qual determina que se inclua nos currículos escolares o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Para o desenvolvimento e elaboração deste trabalho é importante contemplar os estudos de Tomaz Tadeu da Silva (1999), que analisa a organização do currículo e a sua funcionalidade no meio escolar, demonstrando pontos que possibilitam o desenvolvimento eficaz da prática educativa, além de analisar as Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (1996) e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino. Posto isso, é vital discutir sobre as estruturas curriculares que envolvem o sistema educacional, uma vez que o professor é agente ativo e constante em sala de aula.
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Referências
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