A ESTIGMATIZAÇÃO E A DESINDIVIDUALIZAÇÃO PROVOCADAS PELO CÁRCERE: ANÁLISE JURÍDICA E PSICOSSOCIAL SOB A ÓTICA DE “O EXPERIMENTO DE APRISIONAMENTO DE STANFORD”

Autores

  • Hemmyly Nascimento Soares da Cunha Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Estigma. Desindividualização, Criminologia, Stanford, Sistema prisional

Resumo

Faz-se necessário uma análise sobre os efeitos do cárcere na vida do aprisionado, com o intuito de entender os desencadeamentos do processo penal. Todavia, para isso, é imprescindível um “olhar” empático diante da situação posta com a prática delitiva, visando extirpar qualquer pré-julgamento sobre a pena, aplicação da pena e o apenado, os quais são três fatores em diferentes perspectivas na prática e se mesclam na realidade do cotidiano. O presente paper, realiza uma contextualização, tendo como foco o processo de estigmatização e a desindividualização do ser humano quando adentra no sistema penitenciário, aborda uma perspectiva de Direitos Humanos, sob o prisma da criminologia crítica. Para isso, tem-se como referência a obra “O experimento de aprisionamento de Stanford”, um filme originado de um estudo psicossocial realizado em 1971, que se comprometeu em incitar questionamentos sobre o processo de coletivização de sujeitos no processo penal e os efeitos que o cárcere provoca no comportamento humano. Tem-se como investigação analisar o processo da desindividualização pelo prisma do experimento social, e oportunizar a discussão até o sistema penitenciário. Vale reiterar que esta prática é usada como forma de contenção e proporciona a subjugação dos presidiários pelos agentes da segurança pública, até o estopim que culmina em rebeliões, quando os processos de submissão e comportamento coletivo degradante não possuem êxitos. Desse modo, este estudo busca a partir de uma abordagem jurídica e psicossocial, proporcionar reflexões à baila da promessa disseminada pelo discurso jurídico-penal em apresentar o sistema penal como garantidor da dignidade da pessoa humana. Todavia, sendo um discurso que apenas visa intensificar o tratamento repressivo, degradante e estigmatizante no cárcere brasileiro ao incitar o aprisionamento como prática ideal e de êxito contra qualquer delito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemmyly Nascimento Soares da Cunha, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – campus XIX, cursando o 8º semestre. Já atuou como voluntária no Ministério Público da Bahia – Promotoria de Justiça de Camaçari e atua como estagiária na 4ª Vara Cível da Comarca de Salvador. Membro do CCRIM/UFBA.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Nascimento Soares da Cunha, H. (2020). A ESTIGMATIZAÇÃO E A DESINDIVIDUALIZAÇÃO PROVOCADAS PELO CÁRCERE: ANÁLISE JURÍDICA E PSICOSSOCIAL SOB A ÓTICA DE “O EXPERIMENTO DE APRISIONAMENTO DE STANFORD”. Revista Direito No Cinema, 2(1), 23–30. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/8897

Edição

Seção

Sobre Filmes e Direito