TRANSAÇÃO COMERCIAL ENTRE ANGOLA E AS MAIORES ECONOMIAS DA SADC: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRAVITACIONAL

Autores

  • Alfredo Bacia Dumbo ISCED - Huambo (Angola).
  • João Sicato Kandjo ISPSN - Huambo (Angola).
  • Waldmar Cahila ISCED - Huambo (Angola).

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal aplicar o modelo gravitacional, para verificar como o fluxo populacional pode explicar as importações e exportações entre Angola e os países da SADC, com vista a elaboração de uma estratégia de mitigação e subsequente aumento do comércio com os países que apresentarem maior fluxo. As principais fontes de dados utilizada na pesquisa foram o relatório da SADC Selected Economic and Social Indicators (2019) e a Balança Comercial Angolana de 2020, do Ministério das Finanças (MINFIN) que informa anualmente por meio do Portal da Administração Geral Tributária (AGT) o valor aduaneiro em dólar. Os resultados mostram que Angola tem maior fluxo com RDC, quando se tem como fator de atratividade a população economicamente ativa. Por outo lado, Angola tem maior fluxo com a África do Sul, quando o fator de atratividade é o PIB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Bacia Dumbo, ISCED - Huambo (Angola).

Pós-Graduado em Análise Matemática e Licenciado em Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo – ISCED-Huambo. Angola. Graduando em Economia pela Universidade José Eduardo dos Santos. Huambo - Angola.

João Sicato Kandjo, ISPSN - Huambo (Angola).

Mestre em Ensino da História da África, pelo Instituto Superior Politécnico Sol Nascente.  Huambo – Angola.

Waldmar Cahila, ISCED - Huambo (Angola).

Mestre em Ensino da História da África, pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo – ISCED - Huambo. Angola. 

Downloads

Publicado

2023-09-17