ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA DO CONTINENTE AFRICANO E DOS AFRO-BRASILEIROS: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DO SENSO COMUM À SALA DE AULA

Autores

  • Raynara Escala Ribeiro Torres UFF/ Campos dos Goytacazes (RJ)

Resumo

Este trabalho analisa as dificuldades encontradas no ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira, explorando as razões para a implementação da Lei 10.639/2003. O método descritivo é utilizado para elaborar a reflexão sobre o tema africano e afro-brasileiro, discutindo as implicações de certas representações do continente africano no ensino e na aplicação desses conteúdos. Por meio de uma análise bibliográfica, são identificados os obstáculos enfrentados por diferentes instituições no ensino desses conteúdos, bem como o processo de implementação de uma nova realidade escolar comprometida com a desconstrução de estereótipos comumente relacionados à África e o ensino da História da África. A Lei 10.639/2003 busca promover a inclusão desses temas na educação e a desconstrução de preconceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raynara Escala Ribeiro Torres, UFF/ Campos dos Goytacazes (RJ)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), integrante do Grupo de Pesquisa África do Século XX.

Downloads

Publicado

2023-03-14