REPRESENTAÇÕES DE ÁFRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM IPIRÁ, BAHIA (2017-2022)

Autores

  • Vanessa Batista de Souza Sampaio UNEB DEDC XIII.

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar algumas representações de conteúdos alusivos à história da África e de afro-brasileiros nos livros didáticos adotados na Escola Municipal Prof.ª Alzira Bela Brandão, situada em Ipirá-Bahia. O presente trabalho primou pela análise das imagens e dos textos, a fim de constatar os meios como o continente é representado nos livros referidos, e se baseou nas ideias existentes nos trabalhos de Bittencourt, Chartier e Oliva, concluindo que parte do que é difundido ainda se pauta em perspectivas estereotipadas, que tomam a África como um todo homogêneo, destituída de pluralidades no âmbito das línguas, sistemas de educação, formas de governo e organização social. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e Estudos Africanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Batista de Souza Sampaio, UNEB DEDC XIII.

Graduada em Licenciatura em História pela UNEB/ DEDC XIII (Itaberaba-BA).

Downloads

Publicado

2023-03-14