As TDIC no ERE

experiências com aplicativos digitais na elaboração do artigo de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v14i2.19595

Resumo

A pandemia causada pelo COVID-19 trouxe a necessidade de reajustes na vida social, e na educação, não foi diferente. Avaliar os impactos dessas transformações no cenário escolar é fundamental para pensar o futuro da educação. Nesse sentido, o trabalho em tela busca analisar as experiências síncronas no ensino de Língua Portuguesa por meio de uma sequência didática de gêneros – SDG com aplicativos digitais, que foi desenvolvida durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE. A proposta ocorreu em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública situada no Sertão de Pernambuco. Por meio de uma análise documental, observou-se que a SDG priorizou o uso de tecnologias da informação e comunicação – TDIC no intuito de favorecer práticas autorais de produção textual na cultura digital. Outrossim, os aplicativos adotados – Padlet, Quizlet, Mentimeter e Slice – atenderam às necessidades da transposição didática, tendo como principal objetivo o desenvolvimento das capacidades de linguagem mobilizadas para produzir o gênero artigo de opinião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karla Martins, Universidade de Pernambuco

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Especialista em Comunicação em Mídias Digitais pela FASJ e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UNINASSAU). Residente bolsista de Língua Portuguesa pelo Programa Residência Pedagógica (PRP CAPES/UPE 2020-2021).

Mônica Laiz Granja Cordeiro, Universidade de Pernambuco

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Residente bolsista de Língua Portuguesa pelo Programa Residência Pedagógica (PRP CAPES/UPE 2020-2022).

Elizenice de Vasconcelos Peixoto Barros, Escola de Aplicação Profa. Ivonita Alves Guerra

Graduação em Letras, com Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Estado de Pernambuco. Preceptora do Programa de Residência Pedagógica, do curso Letras — Língua Portuguesa (PRP CAPES/UPE 2020-2022).

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

 Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do TESI/ CNPq  - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE).

Downloads

Publicado

2024-01-30