ÀS MARGENS DO TITICACA

HISTÓRIA, CULTURA E TERRITÓRIOS DOS AYMARAS

Autores

  • Jessyca Balduino Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Breno Benjamin Nunes Mendoza Universidade do Estado da Bahia
  • João José de Santana Borges Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v14i2.19283

Resumo

O apagamento dos povos originários nos currículos da disciplina de história, seja na graduação ou no ensino básico, é um tema em constante debate. Pesquisadores como Apolinário e Moreira (2021) indicam que a subalternização dos povos originários nas narrativas historiográficas está relacionada à pouca importância que é dada a esses povos na construção dos países a que pertencem. Nesta perspectiva, buscando romper com essa lógica colonial, o presente estudo volta-se para a história da nação Aymara a partir da constituição dos seus territórios e das respectivas narrativas que emergem desse contexto cultural e histórico. Assim, partindo de uma revisão bibliográfica, o artigo se ancora nos estudos antropológicos dos autores Damonte (2011) e Branca (2016), apresentando a cosmovisão andina e sua materialização a partir das narrativas territoriais que dão coesão ao projeto sociopolítico Aymara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessyca Balduino, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Juazeiro. Bahia. Brasil.

Breno Benjamin Nunes Mendoza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Juazeiro. Bahia. Brasil.

João José de Santana Borges, Universidade do Estado da Bahia

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Possui mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001). Foi professor substituto no Instituto de Humanidades Milton Santos (IHACC) da UFBA. Foi professor da UNIBAHIA, da FTC e da Faculdades Integradas da Bahia (FIB). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da comunicação, Antropologia Política, Sociologia da religião e teoria da comunicação. Atualmente é professor Adjunto do curso de Jornalismo e Multimeios do Departamento de Ciências Humanas no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos. É membro do Comitê Científico do Programa de Iniciação Científica da UNEB. 

Downloads

Publicado

2023-12-18 — Atualizado em 2023-12-21

Versões