PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA PARA A CACHOEIRA DOS MINEIROS, EM PONTE ALTA DO BOM JESUS/TO
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132403Palavras-chave:
Trilha interpretativa, Educação ambiental, Ecoturismo, CerradoResumo
A Educação Ambiental é eficaz para desenvolver alternativas para uma boa relação entre o homem e a natureza. As trilhas interpretativas são ideais por oferecerem o contato direto com os elementos naturais. No presente trabalho, objetivou-se determinar uma proposta de trilha interpretativa para a Cachoeira dos Mineiros, para promover o contato dos visitantes com o ambiente, bem como demonstrar que a EA pode contribuir na conservação das nascentes e dos recursos hídricos. A metodologia foi adaptada e o planejamento do roteiro interpretativo foi constituído por seis etapas: identificação das oportunidades e necessidades da Unidade de Conservação (UC); identificação do público-alvo; definição dos objetivos e do tema; realização do inventário interpretativo; análise das oportunidades interpretativas; seleção das estratégias interpretativas e proposição do roteiro. Após as análises, concluiu-se que, essas trilhas são eficazes para educar visitantes em relação ao ambiente. É possível promover a sensibilização ambiental dos usuários, conscientizando-os sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. O roteiro interpretativo proposto pode ser efetivamente adotado. Espera-se também contribuir para busca valores ecológicos, com boa avaliação e observação dos visitantes.
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