Trajetórias de vida, atuação comunitária e práticas educativas de mulheres camponesas de Caetité-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p219-238Palavras-chave:
Estudos e pesquisas, Mulheres camponesas, Atuação comunitária, Práticas Educativas, Trajetórias de vidaResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica, cujo objetivo é descrever as trajetórias de vida, atuação comunitária e práticas educativas realizadas e/ou vivenciadas por mulheres que participam do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) de Caetité-BA. Além disso, visa entender como se dá o processo de crescimento e empoderamento das mulheres tanto no aspecto individual quanto no aspecto coletivo e social. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa e foi realizada, em duas fases: bibliográfica e de campo. Utilizou-se para a coleta de dados análise documental, rodas de conversa, observações com registro em diário de campo, além da entrevista semiestruturada realizada na própria comunidade, no local onde elas se reúnem. Pretendeu-se traçar os perfis das mulheres do MMC de Caetité, destacando a trajetória de vida e de formação trilhada por elas. O referencial teórico tem como base os estudos e pesquisas que tratam das mulheres camponesas. Por fim, foi possível perceber que o processo de crescimento das mulheres do MMCC tanto no aspecto individual quanto coletivo, se deu pelas práticas educativas realizadas durante todo esse percurso de existência do movimento. A busca pelo conhecimento do próprio corpo, sexualidade, sementes crioulas, geração de renda por meio da Meuryluta e Apimuc, a fizeram enxergar muito além do que a sociedade as possibilitava enxergar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Anailde. A Construção Social do Ser Homem e Ser Mulher. Salvador: EDUNEB, 2010.
AGUIAR, Samara Gomes; PAES, Valquíria Normanha. Mulher, mãe, dona de casa, esposa e trabalhadora: dificuldades e superações para ingressar e permanecer na universidade pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, DEDC Campus XII, Uneb, Guanambi, 2018.
AGUIAR, Samara Gomes; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira; PAES, Valquiria Normanha. O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas? Rev. ComCiência [online], jun. 2020, vol. 5, no. 6, p. 10-15. ISSN 2595-1890. http://dx.doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15-. Acesso em: 20 jan. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BETTO, Frei. O que é Comunidade Eclesial de Base. São Paulo: Abril Cultural; Brasiliense, 1981.
BOGDAN, Robert. e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1982.
BOSETTI, Cleber José. Movimento das Mulheres Camponesas: Identidade, Inclusão e projeto político. Anais do III Seminário Nacional e I Seminário Internacional Movimentos Sociais Participação e Democracia 11 a 13 de agosto de 2010, UFSC, Florianópolis, Brasil Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais _ NPMS 69.
BRASIL. MMC. Movimento de mulheres camponesas. Disponível em: <http://www.mmcbrasil.com.br/site/node/44> Acesso em mai. 2019.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. V.1, n. 47. 2011.
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio da Pesquisa Social: Ciência e Cientificidade. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely ROMEU, Ferreira Gomes. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012, p. 09-26.
Movimento de Mulheres Camponesas de Caetité. Folheto n. 2, 1997.
Movimento de Mulheres Camponesas de Caetité. Folheto n. 3, 1998.
NIGRI, Sara. O conceito de gerações e as relações intergeracionais. 2013. Disponível em <http://prattein.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=736:o-conceito-de-geracoes-e-as-relacoes-intergeracionais&catid=98:estudos-e-indicadores-sobre-envelhecimento&Itemid=188> Acesso em 10. Jun. 2019
PRIORE, Mary Del. BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil. 9. Ed., 2 reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2009.
REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Mulheres camponesas e culturas do escrito: trajetórias de lideranças comunitárias construídas nas CEBs. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
SIQUEIRA, Ana Elizabeth Souza Silveira de. Empoderamento de mulheres agricultoras: possibilidades e limites de um projeto de desenvolvimento rural no semiárido baiano. – Salvador, 2014.
ZAGO, Nadir. A Entrevista e seu Processo de Construção: reflexão com base na experiência prática de pesquisa. IN: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Maria Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 287-309.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.