Juventude e associativismo – estudo de caso do projeto residência agrária Jovem UnB do edital MCTI/MDA-INCRA/CNPq Nº 19/2014

Autores

  • Vicente de Paulo Borges Virgulino da Silva Instituto Federal de Brasília - IFB, DF – Brasil.
  • Edneide Soares da Rocha Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p164-173

Palavras-chave:

Educação do Campo, Consciência Política, Cooperação

Resumo

Neste trabalho enfocaremos o Projeto Residência Agrária Jovem em resposta ao Edital lançado pela parceria entre a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Consideramos assumir o desafio de despertar o protagonismo da Juventude Camponesa com exercícios de reflexão e compreensão qualificada dos conhecimentos relevantes à vida nos seus mais variados espaços, como na família, no trabalho, nas organizações, nas escolas, nos grupos de jovens, nos movimentos sociais, e como é tratado nestes espaços necessidades e demandas comuns dos jovens, em um contexto de pobreza, desigualdade e exclusão. Aprofundamos temas da Reforma Agrária, Autonomia e Soberania Alimentar, Sujeitos Coletivos de Direitos em Movimentos Participativos e Cooperativos na Conquista e Garantia de Seus Direitos, buscando o respeito aos Ecossistemas, Saberes e reprodução de Vida em detrimento de apelos de mercados. O coletivo foi organizado em 4 Núcleos Territoriais (NT). Apresentaram-se marcos teórico como Concepções de Estado e Movimentos Sociais do Campo, Socioeconomia Solidária, Empreendimentos Econômicos Solidários para seguir com levantamentos de necessidades comuns e simulações de construções de coletivos de trabalho. O Projeto proporcionou intervenções de acordo com a necessidade do local de moradia de cada jovem. Com práticas de horta comunitária com manejo agroecológico, cineclubismo popular e Associativismo e cooperativismo. Concluímos que o Projeto Residência Agrária UnB possibilitou a ocupação de espaços políticos, formativos e organizativos de comunidades atendidas, proporcionando aos jovens do campo um nível de elevação na formação e consciência política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRIOLI, A. I. Trabalho coletivo e educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas – na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2. ed. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2007. - 264 p.

CIELO, I. D. et al. Associativismo - União de pessoas por um objetivo comum. Projeto Gerart / Empreendedorismo, 2009.

COSER, L. A. Las Funciones Del Conflicto Social. México: Fondo de Cultura Económica, 1961.

DULCI, L. Teoria e Debate - A juventude rural e o futuro da agricultura familiar no Brasil. In http://www.teoriaedebate.org.br/index.php?q=materias/sociedade/juventude-rural-e-o-futuro-da-agricultura-familiar-no-brasil, último acesso 07/06/2017.

GENTIL, H. S. Concepções de Estado e Movimentos Sociais do Campo. In Caderno Pedagógico I. Educação do Campo. Formação e Desenvolvimento Comunitário. Editora UNEMAT, 2011, Série Sociedade Solidária, Volume 1, Nº 1.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MOLINA, M. C. A Constitucionalidade e a Justicibilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: FERNANDES, B. M. (et al.); SANTOS, C. A. Por uma Educação do Campo: campo – políticas públicas – educação. V.7; Brasília: INCRA; MDA, 2008; 109 p.

MOURA, J. T. V.; SILVA JÚNIOR, M. A. F.; SILVA, J. A. Da invisibilidade à ação no campo político: dinâmicas da juventude rural nos processos participativos das Conferências Nacionais. O Social em Questão - Ano XXIV - nº 51 - Set a Dez/2021, pg 271 – 300. In https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/54067/54067.PDF. Último acesso 09/09/2022.

PRZEWORSKI, A. Capitalismo e social-democracia. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SÁ, L. M. B. M. Universidade pública e relações solidárias de produção do conhecimento científico. In: Laudemir Luiz Zart et al. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: Processos Organizacionais Socioeconômicos na Economia Solidária. Série Sociedade Solidária. V. 3 (2009). Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2009. 228 p.

SANTOS, C. A. Educação do campo e políticas públicas no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2009.

SANTOS, D. C.; DALBIANCO, V. P. Agricultura Familiar seu Desenvolvimento através das Politicas Públicas. In https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/ arq_trabalhos/14850/seer14850.pdf. Último acesso 09/09/2022.

SGUAREZI, S. B.; SGUAREZI, T. T.; JUSTEN, G. S.; BARBOSA, A. P. Construção Participativa de projetos produtivos junto à Juventude Camponesa em Assentamentos. In: V Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES). Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, de 12 a 15 de outubro de 2016. Anais GT 3: Metodologias, práticas de ensino e extensão para economia solidária. V ENIES: Juazeiro do Norte, CE., 2016. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B2XSQkhlClBaTm9vQ3ZVNktmNms/view>. Acesso em: 27 dez. 2016

SILVA, Vicente de Paulo Borges Virgolino da. A formação de valores cooperativos e as transformações nas práticas educativas: um estudo de caso de educandos da Licenciatura em Educação do Campo da UnB, no assentamento Itaúna – GO. 2012. 273 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

VAILANT, C. Empreendimentos Econômicos Solidários. In do Caderno Pedagógico I. Educação do Campo. Formação e Desenvolvimento Comunitário. Editora UNEMAT, 2011, Série Sociedade Solidária, Volume 1, Nº 1.

ZART, L. L. Socioeconomia Solidária. In Caderno Pedagógico I. Educação do Campo. Formação e Desenvolvimento Comunitário. Editora UNEMAT, 2011, Série Sociedade Solidária, Volume 1, Nº 1.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

SILVA, V. de P. B. V. da; ROCHA, E. S. da. Juventude e associativismo – estudo de caso do projeto residência agrária Jovem UnB do edital MCTI/MDA-INCRA/CNPq Nº 19/2014. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 164–173, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p164-173. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19266. Acesso em: 21 nov. 2024.